sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Receita de chef! Cogumelos refogados!

Mais uma receita de chef, aprendida naquele excelente evento Essência do Gourmet.

A receita abaixo é do chef

LUÍS AMÉRICO
Mesa (Porto), Mercado (Porto) e Forneria S. Pedro (V.N.Gaia)

A lástima é que não tem foto, pois os cogumelos estavam tão gostosos que acabamos comendo e esquecendo da foto!

São cogumelos refogados, então pode ser feito com qualquer cogumelo, e é apenas um acompanhamento, mas é muito gostoso. Segundo o chef, pode ser adicionado queijo ralado e utilizado como recheio de ravioli, se alguém quiser se arriscar em fazer seu próprio ravioli caseiro.

Cogumelos refogados:
cogumelos fatiados em lâminas
cebola
azeite
vinho branco
shoyo
vinho do porto 
sal
alecrim (ou outra erva aromática)

Refoga-se em uma frigideira com azeite a cebola picadinha. Adiciona-se vinho branco e em seguida os cogumelos. Adiciona-se vinho do Porto e shoyo. Refoga-se durante cerca de 5 minutos, é bem rápido. Se preciso, adiciona-se sal. Parmesão opcional. Finaliza-se com alecrim.

Bom, hein!!!


Sopa creme de cenoura com batata: receita deliciosa!!!

Hum.... Eu sei que não é primeira vez que me arrisco nas sopas, é que aqui faz muito frio mesmo! Sei também que já fiz sopa de cenoura, mas essa receita de hoje é a melhor!!!

Receita inspirada no site:

http://www.saborintenso.com/f19/creme-cenoura-31/

Contudo, fiz algumas alterações, então segue receita by Lia:

Sopa Creme de Cenoura com Batata:

ingredientes:
5 ou 6 cenouras
2 ou 3 batatas
1 cebola
2 potinhos de caldo de galinha (líquido, mas caso não tenha, cubinhos normais!)
água
1 col sopa de manteiga
1 col sopa queijo amarelo picado
1 col sopa cream cheese
1 fio de azeite (no prato)

como fazer:
Coloque a água na panela e ponha para ferver com os legumes (cenoura, batata e cebola) picados e o caldo de galinha.
Deixe ferver durante 20 minutos, para que os legumes fiquem bem macios, adicione a manteiga e triture tudo com o mixer ou com liquidificador.
Ao final, adicione o queijo amarelo picado, o cream cheese e prove o sal, se preciso adicione mais sal.
No prato, um fio de azeite.

Simples, mas muito bom!!!


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Risoto de polvo ao vinho tinto!

Como não poderia deixar de ser, depois do episódio do polvo ao vinho tinto, sobrou polvo, pois por menor que fosse o polvo congelado que compramos, é bastante se você está em duas pessoas apenas...

Então guardamos o polvo em seu molho de vinho tinto e azeite, da receita anterior, e no dia seguinte pegamos esse polvo com molho, cortamos em pedaços menores, e usamos no risoto!!

Ficou excelente!!!

Receita:
Refogar cebola bem picadinha no azeite, adicionar o arroz até secar, em seguida adicionar vinho tinto, até secar, e adicionar o polvo com seu molho. Daí em diante adicionar água quente, receita normal, aos poucos, e um cubo de caldo de legumes ou enfim qual preferir. Um pouco de pimenta cai bem também. No final, um pouco de queijo.

Simplesmente maravilhoso! By Marco.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Uma receita de chef!!! Polvo ao vinho tinto, acompanhado de purê de batata doce!




Epsódio de Hoje: Polvo ao vinho tinto, acompanhado de purê de batata doce! Uma receita de chef!!!

Ai que história....rs... esse polvo mais parece um lagarto, que engraçado!!!

Foi assim: todo ano tem aqui em Porto um evento imperdível chamado "Essência do Gourmet", e como não poderia deixar de ser, lá fui eu aprender a cozinhar com os grandes chefes portugueses!

Se trata de um evento em um espaço maravilhoso chamado Palácio da Bolsa, e entre as aulas que fiz, tive essa com o chefe abaixo:

ARNALDO AZEVEDO

Hotel Teatro (Porto)


E a receita foi exatamente esta: Polvo ao vinho tinto, acompanhado de purê de batata doce! 

O chef é famoso pelo purê de batata doce e os paparazi estavam lá, tirando fotos dele e de seu prato lindo! E ele fez exatamente assim, sem cortar os tentáculos do polvo em pedacinhos, pelo contrário, deixando-os assim como se fosse lagartos!!! rs... por isso, foi exatamente assim que fiz!

Bom, a receita do chef já começava com o polvo pré cozido, separados em tentáculos, e levando ao fogo com vinho tinto e azeite. O que o chef não havia me contado, é que quando você compra o polvo no mercado, ele vem assim inteiroooooooooooo!!! Limpo, sem cabeça, sem boca, mas fora isso, inteiroooo!!! Só de comprar o polvo no mercado eu já quase morri do coração, depois descongelei, ele foi descongelando na minha mão, que aflicãaaaaaaao!!!! Quase desisti!!!

Mas o Marco veio me salvar, enquanto o polvo estava lá fervendo na panela, eu cada vez que abria a tampa quase morria do coração, o polvo lá dentro querendo saltar para fora da panela, ai meu deus do céu, que agoniaaaaaaaaaaaaaa!!! Mas então foi o Marco que tirou o polvo da panela e separou os tentáculos!!

Bom, chega de lero lero e vamos à receita!

Polvo ao vinho tinto:

Compra-se polvo congelado e limpo, descongela-se e coloca-se para ferver durante 40 minutos em uma panela com água.
Quando pronto, estará macio, e separa-se os tentáculos. Claro que se não quiser ter essa estranha sensão da ver o tentáculo, fatia-se os tentáculos.
Coloca-se em uma panela com vinho tinto e azeite, até cobrir o polvo. A receita do chef previa mesma medida de vinho tinto e de azeite, mas nós colocamos mais vinho que azeite e ficou excelente.
Tempera-se com um pouco de sal e se quiser, pimenta.
Leva-se ao fogo e após levantar fervura, são mais 10 minutos.
Está pronto!

Purê de batata doce:

Leva-se as batatas enroladas em papel alumínio ao forno até estarem bem macias.
Deixe-as em ponto de purê utilizando o mixer ou o liquidificador.
Em uma panela, leva-se ao fogo creme de leite e manteiga. A receita previa mesma medida de creme de leite e de manteiga, mas eu não tive coragem de usar tanta manteiga assim, e ficou maravilhoso!
Quando tiver fervido, ficará um creminho.
Fora do fogo, mistura-se ao purê, e está pronto.
E o tempero? Apenas um pouco, bem pouco, sal.

Olha, para quem não encarar o polvo, pelo menos esse purê, faça, pois vale muito a pena, é fenomenal!!!!




terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Bacalhau à Gomes de Sá!




Comemos essa maravilha da culinária portuguesa em um restaurante, e claro, já deu vontade de fazer a receita em casa também!

A única questão é que a batata ficou muito tempo na água fervendo, então acabou ficando um pouquinho purê, mas sinceramente, isso não foi problema NENHUM!!!

Receita maravilhosa, simples, e não leva creme de leite nem litros de azeite, de modo que posso dizer que é bem saudável!

fonte:

http://www.1001receitas.com/pt/bacalhau-a-gomes-de-sa

Como fazer Bacalhau à Gomes de Sá

  • 1Com antecedência escalde as postas de bacalhau durante 3 minutos, limpe-as de peles e espinhas e separe em lascas. Coloque-as num recipiente, cubra com leite quente e deixe repousar cerca de 1 hora.
  • 2Ao mesmo tempo coza as batatas inteiras e com pele em água temperada com sal grosso, mais ou menos 35 minutos conforme o tamanho. Não deixe cozer de mais.Deixe arrefecer um pouco, descasque-as e corte-as em pedaços pequenos.
  • 3Descasque e corte as cebolas em meias luas e coloque-as num tacho largo e refogue-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas. Ligue o forno a 200º.
  • 4Junte as batatas e o bacalhau misturando o conjunto levemente para não desmanchar muito, mas ficar incorporado na cebolada sem refogar (por isso o tacho largo). Rectifique o sal e tempere com pimenta. Coloque num tabuleiro e leve ao forno 15 minutos, a alourar.
  • 5Retire do forno e decore com ovos cozidos às rodelas ou picados, salsa picada e azeitonas pretas. Sirva quente.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Omelete de forno! Dessa vez simples, com milho, e com foto, que da outra vez tinha ficado devendo!




Omelete de forno! Dessa vez simples, com milho, e com foto, que da outra vez tinha ficado devendo!


Omelete de forno:

Ingredientes:
5 ovos
100 ml leite
1 col sopa de farinha de trigo
Queijos ralados ou cubinhos (abre-se a geladeira e escolhe-se o que tiver!)
1 latinha de milho
Pimenta e sal

Como fazer:
unta-se a forma que vai ao forno;
Numa tigela, bata todos os ingredientes e despeje na travessa previamente untada!

Beeeeeeem fácil!!! Uns 30 minutos de forno, está pronto!

sábado, 8 de dezembro de 2012

Salmão grelhado com batatas ao forno com parmesão




Hum.... estou aqui registrando este colorido prato porque realmente foi fácil de fazer e ficou delicioso!

Passo a passo:

Salmão grelhado:

numa frigideira, coloca-se o salmão temperado apenas com sal, um tempo de um lado, outro tempo de outro lado, bem rápido, até ficar pronto, ou seja, o meio não estará mais cru. Assim que isso acontecer, coloca em fogo alto com a panela tampada mais um minutinho, assim esse lado do salmão ficará com aquela crostinha deliciosa. O processo total deve levar cerca de 3 minutos.

Batatas ao forno:

primeiro, cozinha-se as batatas no fogão, em uma panela com água e sal, até a batata estar ligeiramente macia, ou seja, até ser possível espetar o garfo. Quando isso acontecer, escorra as batatas e coloque-as em um recipiente com água gelada. Esse truque, que eu aprendi aqui, serve para manter a cor e a consistência do legume, e vale para qualquer outra coisa que faça, por exemplo brócolis ou cenouras cozidas. Depois, é só fatiar as batatas em fatias grossas e colocar em uma travessa, com um pouco de sal, pimenta e um fio de azeite. Por cima, parmesão ralado. Leva-se ao forno até ficar crocante e pronto!

Essa foram as dicas dessa receitinha boba e gostosa, para o dia a dia!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Bolo mármore simples mas delicioso! Receita aprendida aqui em Portugal!




Bom, a história foi a seguinte.... Depois do desastre do quiche molhado, fui aprender a fazer quiche com uma portuguesa chamada Lucia, que muito gentilmente me ensinou a receita do quiche, e como ela estava disposta e eu interessada, também aprendi mais duas receitas, uma de maçãs ao forno e outra que é essa aqui, bolo mármore.

Segundo a Lucia, é seu melhor bolo, sucesso absoluto, então logo fui testar a receita!

É muito bom mesmo, um delicioso bolo pequeno, preparado em forma de bolo inglês (bolo pullman, para nós), simples e gostoso, para tomar com café.

Eu errei a proporção do chocolate, então o bolo acabou ficando mais preto do que branco, mas não teve problema nenhum!

Vamos à receita!!

Bolo Mármore da Lucia

ingredientes:
3 ovos
150 gr de manteiga
150 gr de farinha de trigo
1 col chá de fermento
200 gr de açúcar
suco de uma laranja
raspas da casca da laranja
40 gr de chocolate em pó

Bate-se a manteiga com o açúcar na batedeira, adiciona-se as gemas e o suco de laranja, bate.
Bate-se as claras em neve. A dica é colocar uma gota de limão nas claras para bater.
Mistura-se a farinha e o fermento e adiciona-se na base, alternadamente com as claras em neve. Ou seja, adiciona-se um pouco da farinha com fermente na base, bate, adiciona-se um pouco das claras em neve, bate, e assim sucessivamente.
Separa a massa em duas porções, uma correspondente a 1/3, será misturada ao chocolate em pó, e a outra porção, correspondente a 2/3, será misturada com as raspas de laranja.
Unta-se a forma de bolo inglês com manteiga e farinha, e coloca-se a massa branca primeiro, e depois a massa de chocolate por cima.
Para a massa de chocolate invadir a massa branca, fazendo aquele desenho que a gente vê nos bolos mármore, você afunda o cabo da colher de pau e vai desenhando umas ondas.
Leva-se ao forno em 200 graus por cerca de 30 minutos.

Muito bom!


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Testado e aprovado: sopa de cenoura com alho poró

Como não poderia deixar de ser, o alho poró não havia acabado, depois das últimas aventuras culinárias, portanto, fizemos mais uma receita de sopa que leva este ingrediente maravilhoso!
Outra coisa que não tem dado indícios de querer acabar tão cedo por aqui é o frio, portanto, dá-lhe sopinha!!!

Sopa de Cenoura com Alho-poró


Ingredientes:

2 Cenouras de tamanho médio.
1 Batata pequena.
2 Alho-poró.
1/2 Cebola.
alho.
azeite.
sal
água

Preparação:

Leve ao fogo uma panela com um pouco de água.
Lave e descasque as cenouras, a batata, a cebola e o alho e, corte-os grosseiramente.
Quando a água ferver adicione-lhe os legumes e deixe cozer.
Bata com o mixer, mas não muito, de modo a ficarem pedacinhos dos legumes.
Tempere de sal e, se necessário junte um pouco mais de água. Deixe ferver.
Corte o alho-poró em rodelas e refogue em uma frigideira com azeite, por cerca de 5 minutos.
Junte o alho poró refogado à sopa e mexa bem.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Testado e muito aprovado: capeletti in brodo!!!




fonte:

http://www.redetv.com.br/nestlecomvoce/video/267984/aprenda-a-fazer-capeletti-in-brodo.html

Vamos à receita, que é muito boa, realmente aprovadíssimo!

E como todas as receitas deste meu blog, é facinho, facinho...

:-)

Ingredientes: 1 colher (sopa) de azeite, meia cebola ralada, 1 cenoura grande cortada em tiras finas, 1 alho poró em rodelas finas, 1 talo de salsão picado, 2 colheres (sopa) de maggi caldo líquido de galinha, 2 xícaras e meia (chá) de capeletti de frango e 6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado. 

Como fazer: refoga-se com azeite a cebola picadinha bem pequeninho, o alho poró e a cenoura cortadinha em tirinhas. Eu não tinha salsão, então eu simplesmente pulei este ingrediente. E cortar a cenoura em tirinhas é trabalho para pessoas com grande dom da paciência, o que não é exatamente meu caso, então foi metade em tirinhas e metade em cubinhos mesmo! 
depois adiciona-se o caldo de galinha líquido, eu comprei uns potinhos de caldo de galinha em formato como se fosse uma geleia, usei dois. Acrescenta-se a água, cerca de 2 litros de água, e pronto.
Lá fica a sopa por uns bons 15 minutos, prova-se o sal, eu adicionei mais um caldo de galinha e o tempero ficou ótimo assim.
Por fim, adiciona-se os capelettis, deve-se considerar o tempo escrito no pacote do capeletti, no meu caso eram frescos, de modo que em 3 minutos estava pronto.
Polvilha-se parmesão no prato e pronto!!!

Realmente fácil, ótimo para o jantar!!! Especialmente neste frio Portuense!!!


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Quiche de alho poró!!!



Quiche de alho poró!!!

Eu, como fã de quiche que sou, estava querendo aprender esta receita.
Mas não posso dizer que tenha ficado muito bom não, apesar da foto estar bonita...
Receio que o problema esteja na tal "nata" que eles usam aqui em Portugal, parecida com nosso creme de leite de caixinha, mas nada a ver com o creme de leite de lata.



Não sei se é isso, porque frequentemente quando a gente adiciona "nata" na receita, ela solta muita água, e foi precisamente o que aconteceu com este quiche.
Andei lendo na internet que essa "nata" que eles usam aqui só fica boa com receitas que não vão ao forno ou ao fogo, ou seja, receitas frias. Pode ser. Em todo caso, confesso que os próximos posts serão com receitas que não requeiram "creme de leite".

;-)


Se alguém souber algo sobre esse dilema culinário, poderia me ajudar??? Help!!!

Vamos à receita, que de qualquer maneira é deliciosa, e eu gostaria de refazer chegando ao Brasil, quando eu puder compras o verdadeiro creme de leite!

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=279

QUICHE DE ALHO-PORÓ COM ALECRIM


PARA A MASSA

Ingredientes
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
100 g / 1/2 tablete de manteiga
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de água fria
Modo de Preparo
1. Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Modele uma bola com a massa.

2. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível (20 cm de diâmetro) com a massa. Para abrir a massa, use as mãos em vez do rolo.

3. Leve a fôrma forrada com a massa à geladeira e comece a preparar o recheio.

PARA O RECHEIO

Ingredientes
2 alhos-porós
2 colheres (sopa) de alecrim
1 colher (sopa) de azeite
4 ovos
400 ml de creme de leite fresco
sal e noz-moscada a gosto
Modo de Preparo
1. Com uma faca afiada, corte os alhos-porós em rodelas finas.

2. Numa panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Em seguida, acrescente as rodelas de alho-poró e refogue por 5 minutos, mexendo sempre. Adicione o alecrim e mexa por mais 3 minutos. Tempere com sal, desligue o fogo e reserve.

3. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa tigela, junte o creme de leite fresco e os ovos e misture bem com um garfo até ficar homogêneo. Tempere com sal e noz-moscada.

4. Retire a fôrma da geladeira. Distribua as rodelas de alho-poró na fôrma para que todo o fundo fique coberto. Em seguida, despeje a mistura de ovos com creme de leite sobre o alho-poró.

5. Leve a fôrma ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até que a superfície da quiche fique dourada.



domingo, 25 de novembro de 2012

Novas fotos! Viagens por Portugal, um lindo país que merece a visita!!!

Porto, linda vista do Mosteiro de Pilar, de noite

Ponte da Barca

Serra do Jerês

Ponte de Lima

Peso da Régua

Guimarães, lindo castelo iluminado de noite

Tomar

Vista de Monsaraz

Ilha da Madeira, talvez um dos lugares mais lindos de Portugal
Porto, e sua sempre lindíssima Ribeira

sábado, 24 de novembro de 2012

Soufle fácil de couve flor! Testado e aprovadíssimo! Acompanhado de lula refogada, que ficou deliciosa!


Soufle fácil de couve flor! Testado e aprovadíssimo!

Ah, isso é que é receita fácil!! Dessa vez, a fonte foi o site da Ana Maria Braga. Receita simples e maravilhosa! De acordo com o Marco, ainda mais gostoso que a couve flor gratinada, que eu havia feito num post anterior. Eu gostei de ambas, mas tendo em vista o quesito facilidade, nada como esta receita!



http://anamariabraga.globo.com/home/receitas/receitas.php?id_rec=7212


Suflê rápido de couve-flor

INGREDIENTES

½ couve-flor média cozida (350g)
2 ovos
125 ml de creme de leite fresco
50g de gorgonzola
1 colher (sopa) de cebolinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

Num processador coloque a couve-flor cozida, ovos, creme de leite fresco, queijo gorgonzola, cebolinha picada, sal e pimenta do reino a gosto e bata por 30 segundos, deixando pedacinhos de couve-flor. OBS: Não deixe formar uma mistura homogênea.

Em refratários individuais untados com manteiga coloque uma porção da mistura de couve flor (feita acima) e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 200°C por aproximados 25 minutos ou até que o suflé esteja levemente dourado e firme. Retire do forno e sirva em seguida.


saladinha de acompanhamento, com restodontê dos legumes e camarões ao molho bechamel 

E o acompanhamento! Lula refogada, ficou deliciosa!

Ah, finalmente, desta vez acertei como fazer lulas!

ingredientes:

6 lulas limpas e e descongeladas, em temperatura ambiente
azeite ou manteiga, cebola
vinho (pode ser vinho branco, moscatel, vinho do porto)
shoyo
sal
pimenta

como fazer: numa frigideira, refoga-se a cebola com manteiga ou azeite, adiciona-se as lulas cortadas em rodelas, e tempera-se com sal, pimenta, depois adiciona-se vinho e por fim um pouco de shoyo. Poucos minutos refogando, cerca de 5 min.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Prato português: arroz de marisco!!! Duas versões, a original, com tomates, e a modificada by Lia, sem tomates!


Arroz de marisco, receita completa, com tomate (e acrescentamos salmão!)
Arroz de marisco sem os tomates!

Aqui em Portugal é muito comum encontrar estes pratos nos restaurantes: arroz de marisco! Não é bem uma paella, da vizinha Espanha, tão pouco um risoto de frutos do mar, da Itália, é mesmo um arroz de marisco!

Vale dizer que aqui eles dão nomes assim às coisas, por exemplo, existe o "arroz de feijão", que diferente, é arroz DE feijão, não é arroz e feijão, arroz com feijão, é arroz de feijão mesmo! Esse prato é um arroz elaborado junto do feijão, com legumes, bem ensopado. Bem bom.

Mas voltando à receita, resolvemos fazer em casa o tal arroz de marisco, depois de nos deliciarmos com este prato em um restaurante!

receita retirada do site abaixo:

http://sabores.sapo.pt/receita/arroz-de-marisco


Arroz de marisco:

Tipo de prato: Marisco
Origem: Portuguesa
Rendimento: 4 Pessoas

Ingredientes:

Cebola: 1
Alho: 4 dentes
Azeite: 4 colheres de sopa
Tomate: 4
Sal: q.b.
Marisco: 1 embalagem (mistura)
Caldo de peixe: 1 cubo
Arroz: 1 chávena
Coentros: q.b.
piri-piri

Preparação:

Refogue no azeite a cebola grande e os dentes de alho bem picados. Esmague os tomates maduros e já pelados e junte ao refogado. Tempere com piri-piri e sal. Deixe apurar durante alguns minutos. Entretanto, descongele uma embalagem de cocktail de marisco. Se tiver delícias do mar, retire-as e ponha-as de parte. Junte os mariscos ao refogado e mexa. Com o lume brando, tape o tacho e deixe apurar durante 15 minutos. Junte o cubo de caldo de peixe. Aqueça à parte 3 chávenas de água e junte a esta mistura. Quando começar a ferver junte o arroz e mexa. Quando retomar a fervura, deixe cozer tapado durante 10 minutos. Apague o lume, junte as delícias cortadas em cubinhos e polvilhe com coentros picados. Sirva de seguida.

Observações finais:

Piri Piri é uma pimenta daqui. Chávenas são xícaras. Delícias do mar é Kani Kama. Coentro não tínhamos portanto não usamos. E nós adicionamos postas de salmão, pois o pacote de mariscos estava muito pequeno. Sinceramente adicionar o salmão fez toda a diferença, ficou ótimo com esse toque a mais! E nós fizemos a receita acima em duas panelinhas, sendo uma com a receita completa, e a outra sem os tomates. O Marco pilotou a panela com os tomates e eu pilotei a panelinha sem tomates! Cozinha a quatro mãos!!!

Mais uma receita testada e aprovada!!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sopa de aspargos! Hum como essa sopa é gostosa! Recomendo!!!

Sopa de aspargos! Hum como essa sopa é gostosa! Recomendo!!!

Mais uma receita tirada do site panelinha:

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300121

A receita abaixo é para uma pessoa, então tudo que fiz foi multiplicar por 3, deu certinho, ou melhor, ficou um pouco ralinha, seria legal não multiplicar a água por três, no meu paladar pelo menos....

Outra dica é que aqui em Portugal existe uma maizena chamada "Maizena Express" feita especialmente para ser adicionada aos poucos, em molhos e cremes já quentes, no fogão, para engrossas, e simplesmente não empelota! 

Praticamente uma mágica da salvação das sopas ralas e molhos finos...

CREME DE ASPARGOS FRESCOS

Ingredientes

6 aspargos frescos
1/4 de cebola 
1 dente de alho 
1 colher (sopa) de manteiga 
2 xícaras (chá) de água 
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco 
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Com uma faca, corte as partes mais duras e brancas dos talos dos aspargos e despreze. Corte as pontas de dois aspargos e reserve para enfeitar a sopa. O restante dos talos fatie em rodelas médias. 

2. Numa tábua, descasque e pique o alho e a cebola. Não deixe que os cubinhos de alho se misturem com os de cebola, pois eles serão refogados separadamente, para que o alho não queime e amargue. 

3. Leve uma panelinha ao fogo para aquecer. Junte a manteiga e, quando derreter, coloque a cebola picada e refogue, mexendo com uma colher. Quando ficar transparente, adicione o alho picado e mexa bem por 1 minuto. 

4. Acrescente as rodelas de aspargos e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando. 

5. Junte a água, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 8 minutos. 

6. Na própria panela, ou no copo do mixer, com cuidado para não se queimar, bata a sopa (com o mixer), até que fique lisa. Se preferir, deixe esfriar um pouco, transfira para o liquidificador, coloque um pano de prato dobrado sobre a tampa, segure firme e bata até que fique lisa.

7. Junte o creme de leite fresco à sopa, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Verifique o sabor; se precisar, corrija com sal e pimenta-do-reino. Um fio de azeite também vai bem. Transfira para um prato de sopa ou tigela e decore com as pontas de aspargos reservadas.


domingo, 18 de novembro de 2012

Pequeno dicionário de português de Portugal, para brasileiros!!!

Pequeno dicionário de português de Portugal, para brasileiros!!!

São muitas as diferenças entre o português de Portugal e o português que falamos no Brasil!!!

Por isso, ao longo destes meses de muitos aprendizado português, fui anotando algumas palavras e criando um pequeno dicionário!

Português de Portugal Português do Brasil
academia universidade
algures em algum lugar
aloquete cadeado
amo-te! te amo!
até ruptura de estoque enquanto durarem os estoques
auto golo gol contra
autocarro ônibus
avariado quebrado
baliza gol (o espaço físico que nós chamado de gol, travessão)
cacifos armários 
caloiro calouro
camisola camiseta de manga longa
carregar pressionar
casa de banho banheiro
chávena xícara
claras em castelo claras em neve
comboio trem
cueca calcinha
deitar jogar
delícias do mar kani-kama
doutoramento doutorado
em si em você
feito no momento feito na hora
fim de semana alargado fim de semana prolongado
fixe legal
força vai em frente
forreta mão de vaca
ginásio academia
giro legal
golo gol
imenso muitos
magoar machucar
malta pessoal
mesmo realmente
metro metrô
mil milhoes bilhões
morada endereço
paragem parada, ponto
perceber entender
pois não
porreiro legal
rabiote bumbum
rabo bumbum
sabe bem faz bem
saber ter gosto de
sanita vaso sanitário
telemóvel celular
um bocadinho um pouquinho
varinha mágica mixer




sábado, 17 de novembro de 2012

Risoto de bacalhau!!! Uau não sabia que era tão bom!!



Risoto de bacalhau!!! Uau não sabia que era tão bom!!

Ah, nada como fazer um risotinho... sempre fica bom!!!

Estávamos com nossos ilustres visitantes (minha mãe e os tios do Marco), então nós simplesmente não podíamos nos dar ao luxo de fazer uma receita nova e errar, tínhamos que escolher um prato certeiro!!!

Eis que a tia do Marco falou "por que vocês não fazem um risoto de bacalhau para a gente?" e nós adoramos a ideia!!! Eu confesso que fui no google ver se essa receita existe, para me inspirar, saber em que horas adicionar o bacalhau, mas no fundo quem ditou as regras do risoto foi minha mãe, a Sra. Craque em Risoto, e o Marco e eu fomos excelentes executores!

Vamos a receita para 5 pessoas!

400 gr de bacalhau desfiado e dessalgado (aqui em Portugal vende assim! no Brasil não sei. Bom, aqui vende bacalhau do jeito que você quiser, na verdade, com sal, sem sal, desfiado, em postas, fresco, congelado, etc etc etc... rs...)
1 xíc de vinho branco seco
cebola
manteiga
2 xic e meia de arroz arbório (calcula-se meia xícara por pessoa, mas esse cálculo é bem generoso, contudo, como não tínhamos acompanhamento, consideramos este cálculo mesmo!)
2 caldos de galinha (mas poderia ser de peixe)
parmesão ralado para finalizar
obs: teria sido fantástico adicionar ervilhas frescas ou mesmo congeladas, mas não tínhamos comprado... ficaria mais colorido, mais bonito

E aí é a receita de sempre, refoga a cebola na manteiga, adiciona-se o bacalhau, dando uma refogada nele, só depois adiciona-se o arroz, espera secar, adiciona-se o vinho, espera secar, adiciona-se água quente e os caldos de legume, e vai adicionando água aos pouquinhos até o risoto ficar pronto. No final, parmesão ralado e que marravilha!!!

Observação final: nós optamos por colocar o bacalhau no começo da receita, antes mesmo do arroz, então o risoto ficou com bastante gosto de bacalhau! Se preferir mais suave, é só colocar o bacalhau na metade do preparo, assim o arroz pega menos o gosto. Mas eu recomendo no começo mesmo, fica muito saboroso!!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Lasanha de brocolis com presunto ao molho branco!!! Ps: receita feita 2 vezes, a primeira ficou ruim, a segunda ficou melhor!


Primeira vez que fiz a receita, não deu muito certo pois a massa ficou ressacada e o brócolis gigante demais!
Que diferença! Essa sim é a receita que deu certo!!! Nada como aprender com os erros!
A receita que deu certo, e seus acompanhamentos modestos, uma salada de folhas, tomates e abacaxi!
Episódio de hoje: Lasanha de brócolis e presunto, ao molho branco!!!

Uns dias atrás resolvi fazer esta receita, busquei na internet:

http://receitasdacris.blogspot.pt/2006/06/lasanha-de-brcolis.html

E fui fazer....

Não deu muito certo, e como diz o jargão do mundo corporativo, vamos ao lessons learned:

- eu havia refogado brócolis com as florzinhas inteiras, então a lasanha ficou com muitos espaços "vazios", não é legal
- eu havia seguido a receita mas sinceramente a quantidade de molho foi, de longe, insuficiente, de modo que a massa ficou muito ressecada

Por isso, hoje, lá fui eu refazer a receita, com as seguintes alterações:

- cortei o brócolis bem picadinho
- adicionei peito de frango (poderia ser presunto, peito de peru, mas eu usei o que tinha na geladeira)
- usei o molho bechamel pronto da Parmalat de 500 gr (não sei dizer, "será" que o bechamel da Parmalat é melhor que o meu/.... rs... talvez sim... talvez não... dependen do ponto de vista e da sorte do "meu bechamel"... Como hoje estava com fome e preguiça, usei o Bechamel pronto mesmo!! - que é muito bom!!!)

E teve mais dois lessons learned.... Oh vida... Vivendo e aprendendo...

- deveria ter passado o brócolis em água quente e não apenas refogado, pois a lasanha ficou pronta e o brócolis ficou um pouco "al dente" demais 
- quando a lasanha está montada, deve-se cobrí-la com papel alumínio e levá-la ao forno, e apenas descobrir nos 5 ou 10 minutos finais, para dar uma gratinada

:-)

Vamos a minha receita então!

Ingredientes:

um pacote de 250 gr de massa para lasanha
molho bechamel Parmalat 500 gr
queijo fatiado (eu usei queijo Flamengo dos Açores, a "mussarela" dos portugueses...)
peito de frango (ou presunto, ou peito de peru) fatiado e cortado em tirinhas
um maço de brócolis passado na água quente rapidamente e depois refogado com manteiga e cebola e tempera-se com sal (como fazer: coloca-se um pouco de manteiga na frigideira, refoga-se a cebola, e adiciona-se o brócolis já cortadinho pequeninho, refoga-se por cerca de 5 minutos)

Montagem:

numa travessa, coloca-se molho, espalha-se com uma colher
coloca-se massa para lasanha uma ao lado da outra (não sobrepor as massas!)
coloca-se o brócolis
adiciona-se metade das tirinhas de presunto
adiciona-se molho 
coloca-se a segunda camada de massa para lasanha
coloca-se fatias de queijo
adiciona-se as tirinhas restantes de presunto
adiciona-se bastante queijo ralado 
por fim, a última camada de massa para lasanha
e termina-se com mais uma camada de molho (importante reservar um pouco do molho para esse momento, senão você usa todo o molho no recheio e não sobra para cobrir a lasanha!)
e adiciona-se bastante queijo ralado

leva-se ao forno durante 20 minutos

Depois, é só acompanhar com uma saladinha e o jantar está na mesa!!!


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Minha mãe na cozinha!! Excelente! Camarão, lula e legumes, ao molho bechamel!!!

Hum, que gostoso que é ter a mãe por perto!!! Minha mãe chegou em Portugal, e como não poderia deixar de ser, logo nos presenteou com um maravilhoso prato, que não pude deixar de colocar no blog!

Camarão, lula e legumes ao molho bechamel!

Como eu havia dito no meu primeiro post desse blog, frutos do mar e legumes, ao molho bechamel, é uma especialidade da minha mãe! Meu primeiro post foi, portanto, inspirado no prato abaixo, o original, o verdadeiro, by minha mae!!

Porção para 3 ou 4 pessoas

Ingredientes:

Cerca de 10 lulas, limpas, descongeladas, cortadas em rodelas (obs: não despreze as perninhas, são ótimas)

Um saco de 250g de camaroes descascados, limpos e descongelados

Cerca de 1 xic de legumes congelados, nós escolhemos um pacote que tinha ervilha e baby carrot (descongelar a porção que for usar)

Molho bechamel pronto parmalat 200g

Manteiga e azeite

Cebola fatiada grossa (mas se preferir fina, tudo bem também)

Como fazer:

Coloca_se manteiga e azeite na frigideira, adiciona_se a cebola, e refoga_se.

Adiciona_se os camarões e as lulas.

Como os camarões eram médios, colocamos inteiro, mas minha mãe disse que viu uma dica do Claude (que marravilha!) que quando o camarão for gigante, é legal corta_lo em dois, corte longitudinal, assim ele fica pronto rápido sem ficar borrachudo.

Outra dica, essa da minha mãe, é adicionar os camarões aos poucos, pois se colocar todos de uma vez eles soltam muita água e só cozinham, não douram. Mas para isso teria que ter a panela wok, para ir colocando nas laterais os camarões que forem ficando prontos.

:)

Quanta dica boa, né, mas voltando a receita, refoga_se os frutos do mar, o que leva uns 5 min, tempera_se com pouco sal e shoyo, e ao fim adiciona_se o bechamel e os legumes.

Basicamente a receita é essa, acompanhamos com batatinhas ao forno. Aqui em portugal vende_se um pacote de "batatas para assar" e é meio estranho, afinal, que diferença faz o destino que darei à batata, mas de fato se você for bem obediente e colocar a "batata para assar" para assar, você é recompensados com deliciosas batatinhas!!! Rs...


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bolo clássico de chocolate!!! O primeiro bolo de chocolate a gente nunca esquece!!!



O resultado final!!! Um delicioso bolo de chocolate!!! Um prato apresenta o bolo acompanhado de sorvete de café, e o outro só o bolo mesmo! Com o sorvete ficou ótimo, combinou muitíssimo!

Bolo clássico de chocolate!!! O primeiro bolo de chocolate a gente nunca esquece!!!

Ah que momento importante!!! Meu primeiro bolo de chocolate!!! Eu sabia que essa hora deveria chegar, logo eu, uma fã de chocolate, e fã de bolo de chocolate, nunca havia feito um bolinho sequer!

Eis que criei coragem, escolhi uma receita e fui a luta! Como não podia deixar de ser, escolhi uma receita do panelinha.

Resultado: deu certo!!!!!!!!!! Ficou bom!!!!!!!!!

Eu não achei assim o melhor bolo de chocolate do mundo, como eu considero por exemplo o bolo da minha amiga de trabalho, Renata, ou o sensacional bolo da boleira Margareth de Bragança, claro, não tinha essa pretensão, mas ficou ótimo!!!

O bolo foi testado e aprovado por mim, pelo meu marido, pela minha minha e pelos tios do Marco, ou seja, fico tranquila de dizer que estava bom, as pessoas comiam e repetiam, então estava bom!

Abaixo, receita completa, e fotos de cada passo da minha odisséia!

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300145

Para a massa

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó (não vale achocolatado)
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
manteiga e chocolate em pó para untar e polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda ou de pudim com manteiga, formando uma camada fina e uniforme, e polvilhe com chocolate em pó (assim o bolo não fica com aquela casquinha branca de farinha). Reserve.

Travessa do bolo, devidamente untada com um pouco de manteiga e cacau em pó, conforme indicado na receita. Adorei essa idéia de passar cacau em pó ao invés de farinha!



2. Passe pela peneira a farinha, o chocolate, o fermento e o sal. Se quiser que o bolo fique bem escuro, troque o sal por bicarbonato de sódio em pó. Reserve.



Me inspirei na Ana Maria Braga, onde os ingredientes já estão todos separadinhos em potinhos, com as quantidades certas! Achei que, devido a enorme dificuldade e atenção que esse momento tão importante tinha, merecia esse cuidado! Afinal, era meu primeiro bolo de chocolate!!!
ps: esse negócio de peneirar os ingredientes, eu fiz, pois segui a receita, mas eu adorei, fica lindo, fininho mesmo! Só não sei se tem algum impacto real no resultado final, em todo caso... rs...



3. Se a manteiga não estiver em temperatura ambiente (e geralmente não está) corte em cubos e leve ao micro-ondas, rodando de 30 em 30 segundos, até amolecer. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.

Copo medidor, apresenta as dosagens de liquidos, muito prático! Acredito que seja a coisa mais normal do mundo, mas para mim, Lia a cozinheira de primeira viagem, que ainda estou na fase de me basear nas receitas o mais fielmente possível, é uma mão na roda!

4. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.

5. Desligue a batedeira, misture a massa com uma espátula raspando as laterais da tigela e transfira para a fôrma preparada. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa.



Massa do bolo pronta, indo ser levada ao forno. Claro que eu dei uma ligeira provadinha na massa do bolo crua, e aí descobri que estava uma delícia! Fiquei tão feliz!



6. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 40 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por uns 10 ou 15 minutos. Bolo muito quente quebra na hora de virar.


O Resultado final do bolo, antes de colocar a cobertura. Como nota-se, o bolo grudou um pouco, mas tudo bem...


7. Coloque um prato sobre a fôrma e vire de uma vez. Quando o bolo esfriar completamente, espalhe a calda já fria.

Para a calda ganache de chocolate

Ingredientes

200 g de chocolate meio amargo
100 ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de mel ou açúcar

Modo de Preparo

Numa tábua, pique o chocolate. Transfira para uma panelinha, junte o creme de leite, o mel (ou açúcar) e leve ao fogo baixo. Misture até derreter o chocolate. Se quiser deixar a calda mais brilhante, acrescente uma colherada de manteiga. Deixe esfriar e endurecer um pouco, antes de espalhar no bolo.


Cobertura do bolo, sendo feita na panelinha

O bolo pronto!!!! Eh!!!! Que orgulho do meu primeiro bolo!!!



domingo, 28 de outubro de 2012

Lula recheada de shimeji!!! Acompanhada de risotinho de legumes e queijo de cabra!!


Lula recheada de shimeji!!! Acompanhada de risotinho de legumes e queijo de cabra!! 
Acho que o sucesso do blog me subiu a cabeça, só pode ser, pois me arrisquei a fazer uma receita dificílima: Lula recheada de shimeji!!!

O Marco havia comprado lulas no mercado, chegou em casa e disse "Olha, Lia, o que eu comprei para você se aventurar".... rs... mancada... Me aventurei!!!

Peguei uma receita de lula recheada de Shimeji, imediatamente lembrando uns anos que se passaram, onde eu trabalhava em um edifício chamado CENESP, e lá tinha (ou tem?) um restaurante japonês onde eu sempre pedia lula recheada de shimeji. Depois que vim trabalhar na IBM, nunca mais vi essa receita em restaurante algum... Então, lá fui eu buscar a receita na internet.

Resultado: ficou bom. Ponto final. Não ficou espetacular.... HELP!!!! 

Alguém sabe fazer esse prato? Por que minha lula recheada ficou tão sem gosto de nada? Preciso urgente de ajuda, afinal, tem mais lulas congeladas me esperando no congelador da cozinha....

Como é possível misturar dois itens deliciosos (lula e shimeji) e ficar só bom? Esperava que ficasse ótimo, não bom...

Revendo a receita, vejo que eu não adicionei shoio nem wasabi, será que foi isso?

Ah e quanto às "perninhas" da lula, eu segui exatamente a indicação da receita abaixo, como a lula que o Marco comprou veio com as "perninhas", eu usei-as como parte do recheio, misturando ao shimeji.

fonte: http://desaltoaltonacozinha.blogspot.pt/2010/06/lulas-recheadas-com-shimeji.html

Lulas Recheadas com Shimeji
1kg de lulas frescas
800g de shimeji (calculei 1 kg de lula para 1 kg de shimeji e foi exagerado - mas se não for usar as perninhas é uma boa idéia aumentar para 1 kg)
20g de manteiga
50ml de saquê mirim
1/2 xícara de cebolinha picada
100ml de shoyo
um pouquinho de wassabi

Escolhendo as lulas: Você deve pedir as lulas completamente limpas (sem a pele e sem as "perninhas"). Quando fizemos aqui em casa usamos as perninhas para o recheio... Mas pelo que tenho visto, na maioria das receitas elas são descartadas... Achei muito mais saboroso... Mas é uma escolha!
Preparando o recheio: Solte todo o shimeji, desfiando-o com as mãos, e separando a base dos talos. Esquente a manteiga em uma frigideira grande (ou em uma panela wok). Uma vez quente a manteiga, despeje todo o shimeji, refogando-o em fogo alto por 2 minutos. Junte o saquê e toda a cebolinha, deixando por mais 2 minutos. Somente no final junte o shoyo. Experimente o sal e desligue o fogo (cuidado porque o shoyo é realmente muito salgado...) Quanto às perninhas (caso deseje usá-las), devem ser refogadas no azeite durante pelo menos 2 minutos... e então acrescentadas ao recheio. Você deve verificar o ponto da lula. Não pode ficar uma borrachinha... mas sim macia. Coloque o shimeji e as perninhas do recheio em um tábua e pique. Misture as perninhas ao recheio.
Recheando as lulas: Passe um pouco de wassabi por dentro de cada uma das lulas com os dedos. Segure a lula como se estivesse segurando um copinho, e vá colocando o recheio delicadamente com uma colher, ao mesmo tempo que compacta. Deixe uma borda de pelo menos 2 dedos da lula sem recheio, fechando assim a lula com um palito (de dentes mesmo).
Grelhando as lulas: Com a lula já recheada, coloque-a em uma frigideira ou grelha. Não há segredo algum. As lulas vão diminuir muito de tamanho e ficar com as marcas da grelha bem visíveis. 

Risoto de legumes e queijo de cabra:

O Marco, possivelmente ciente da possibilidade de a lula não ser assim excepcional, elaborou um delicioso risotinho, bem simples e gostoso, com legumes (daqueles congelados, que vem vários tipos de legumes todos misturados), queijo de cabra, e claro, parmesão ao final. Espetacular, como de costume!



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Petisco vegetariano: abóbora em cubos, ao forno, acompanhada de cream cheese e brie. Muito muito muito bom!

Ahhhh essa "receita" não sei bem se pode ser chamada de receita, de tão fácil que é!

é um petisco vegetariano, saudável, ou um acompanhamento!

É muito gostoso, é impressionante como algo tão simples pode ficar bom assim:

Como fazer:

Corta_se a abóbora em cubos, sem casca (no mercado vende_se bandeijinhas de abóbora aberta, limpa, aí é só tirar a casca e cortar em cubos)
Coloca_se numa assadeira com sal, pimenta e um fio de azeite
Leva_se ao forno até ficar levemente crocante, depende do forno, mas eu diria no mínimo uns 20 minutos

Para acompanhar, um cream cheese e um brie

Bom apetite!!!


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Meu primeiro musse de chocolate!!!


Meu primeiro musse de chocolate!!!

Ah que felicidade! Meu primeiro musse de chocolate!!! Eu, uma fã de chocolate, precisava aprender esta receita! Para variar, a receita é do site panelinha. Testada e aprovada, até eu, marinheira de primeira viagem, consegui fazer e ficou um deleite!!!

Minha única observação é que a receita fala para dividir em 4 porções, e foi exatamente o que eu fiz, cada porção é essa da foto, mas é beeeem generosa! Eu recomendo, para não abusar tanto das calorias, fazer em porções menores.

Ou fazer em 4 porções mesmo, se deliciar, e esquecer do "detalhe" calorias....

:-)

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300256

Ingredientes
200 g de chocolate meio amargo (no mínimo 50% de cacau)
4 ovos (em temperatura ambiente)
1 colher (sopa) de cachaça 
1/4 de xícara (chá) de açúcar 
Modo de Preparo
1. Numa tábua, pique o chocolate em pedaços grandes.

2. Numa tigela refratária grande, leve o chocolate ao micro-ondas para derreter. O tempo pode variar, então, coloque para rodar de 1 em 1 minuto, até ele amolecer. Misture bem e deixe esfriar.

3. Separe as claras das gemas dos 4 ovos, que devem estar em temperatura ambiente.

4. Junte a cachaça às gemas e, somente quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, junte a mistura de gemas ao chocolate. (Se ele estiver quente, vai cozinhar as gemas.)

5. Na batedeira, bata as claras até que tripliquem de volume. Para começar, deixe a batedeira em velocidade baixa; assim que as claras começarem a espumar, junte a metade do açúcar. Aumente a velocidade. Quando as claras começarem a firmar, junte o restante do açúcar. Elas precisam estar firmes, mas não podem endurecer excessivamente.

6. Junte 1/3 das claras ao chocolate e misture bem. O restante, incorpore delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares de baixo para cima.

7. Coloque a massa em ramequins ou tigelinhas e leve à geladeira por 3 horas. Sirva a seguir


domingo, 21 de outubro de 2012

Couve flor gratinada!!!


Couve flor gratinada!!!

Mais uma receita do site panelinha, que fiz dessa vez seguindo a risca, e ficou sensacional!!!


PARA A COUVE-FLOR

Ingredientes
1 couve-flor pequena
Modo de Preparo
Lave a couve-flor muito bem sob água corrente. Corte os cabos da couve-flor e transfira os talos para uma tigela com água fria. Reserve.

PARA O MOLHO

Ingredientes
1/2 l de leite
1 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
1 1/2 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola descascada
1 folha de louro
sal e noz-moscada a gosto
Modo de Preparo
1. Coloque o leite, a cebola descascada e a folha de louro numa panela. Leve ao fogo médio e, quando ferver, desligue. Retire a cebola e a folha de louro. Desligue o fogo e reserve a panela com o leite.

2. Numa panelinha, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo para derreter. Acrescente a farinha de trigo e mexa, sem parar, por 3 minutos ou até obter uma pasta bege escuro. Retire do fogo.

3. Volte a panela com o leite ao fogo baixo e adicione a pasta de manteiga aos poucos. Misture bem com um fouet (batedor de arame), sem parar de mexer. Continue misturando sem parar por 15 minutos ou até que o leite adquira a consistência de molho, mas não muito grosso. Cuidado: se você parar de mexer, o molho empelotará. Tempere com sal e noz-moscada. Reserve.

MONTAGEM

Ingredientes
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).

2. Disponha os cabinhos de couve-flor sobre uma travessa refratária. Regue com o molho branco e polvilhe com o parmesão ralado.

3. Leve ao forno preaquecido para gratinar por 20 minutos. Sirva a seguir.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Almocinho light: lombo de pescada ao molho de mostarda com alcaparras, cogumelos paris laminados e refogados na manteiga, batatas noisete e salada!




















Almocinho light: lombo de pescada ao molho de mostarda com alcaparras, cogumelos paris laminados e refogados na manteiga, batatas noisete e salada!

Eu adorei este almocinho light!!! Vamos as receitas!

Cogumelos paris laminados e refogados : não tem mistério, uma bandeijinha de cogumelos paris laminados, lava-se, refoga-se na manteiga, tempera-se com sal e pimenta do reino. Em poucos minutos já está delicioso. Zero complicação.

Batatinhas noisetes ao forno : tampouco tem mistério, compra-se a batata congelada, e coloca-se numa travessa e leva-se ao forno. :-)

Lombo de pescada ao molho de mostarda e alcaparras: o lombo de pescada é congelado, aqui em Portugal os peixes congelados são simplesmente maravilhosos, limpos, sem pele, sem espinho, sem complicação. Eu ainda não me recuperei do "trauma" da única carne que comprei e ficou uma sola de sapato, então ando firmo nos peixes e demais frutos do mar.

Enrola-se o filé de pescada temperados apenas com sal e um pouco de limão, em papel alumínio, e leva-se ao forno. Leva uma eternidade, por ser congelado, uns 40 minutos.

O molho do peixe ficou sensacional, era a receita que vinha na própria caixinha do peixe:

1 col. de sopa de mostarda
1 col. sopa de limão espremido
1 col. de chá de azeite
1 col de chá de alho bem picadinho
sal
pimenta do reino

Esse molho é 10, dá par usar na salada também. Acrescentei alcaparras, ficou ótimo!

Por fim, para acompanhar, salada, que como sempre, a receita é: abre-se a geladeira e descobre-se o que tem.... rs... alface, cenoura, milho, tomate cereja, enfim.... ao gosto do freguês...

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Receitas do Velho Lobo do Mar - Parte 4 (final): Risoto de gorgonzola!!!

Receitas do Velho Lobo do Mar - Parte 4 (final): Risoto de gorgonzola!!!

Ah.... essa família manda bem no risoto... Minha mãe faz o melhor risoto de funghi sechi da galáxia, meu pai anda fazendo um risoto espetacular... Meu marido, é excelente na cozinha e faz maravilhosos risotos... Meu irmão, bom, não sei se ele faz risotos, mas a esposa dele, ahhhh expert em risotos com frutas.

Assim não tem jeito, tá na genética e será perpetuado para nossos filhos (um dia)!!!

Risoto de gorgonzola do Velho Lobo do Mar:

arroz arborio
tinha acabado a cebola
bacon picadinho
vinho branco excelente e seco
muito gorgonzola ao final
um toque de manteiga ao final
grana padana ralado e salsinha e dil picadinhos em cima do prato

eu também não sei o que é "dil", meu pai disse que é um tempero verdinho, cheiroso, mas eu não conhecia nem com esse nome nem com outro

Essa é a receita!!! Bom apetite!!!


Receitas do Velho Lobo do Mar - Parte 3: Crepes para o café da manhã!

Receitas do Velho Lobo do Mar - Parte 3: Crepes de café da manhã!

Ah mas até o café da manhã foi caprichado nesse encontrinho em família.... Pena que faltou meu irmão, a Marta, minha mãe... Oh coisa boa que seria todo mundo junto....

Mas vamos a receita! "É só um crepe de caixinha" posso imaginar a reação do leitor do blog... é verdade, é só um crepe de caixinha, mas o crepe foi comprado na Grécia, Romênia, Turquia, não lembro, mas era absolutamente ilegível o modo de fazer!!! Resultado, no olho mesmo, o Velho Lobo do Mar misturou o pózinho da caixinha com leite, bateu, e jogou na frigideira e.... deu certo!!! Ficou bom!!!