quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Uma receita de chef!!! Polvo ao vinho tinto, acompanhado de purê de batata doce!




Epsódio de Hoje: Polvo ao vinho tinto, acompanhado de purê de batata doce! Uma receita de chef!!!

Ai que história....rs... esse polvo mais parece um lagarto, que engraçado!!!

Foi assim: todo ano tem aqui em Porto um evento imperdível chamado "Essência do Gourmet", e como não poderia deixar de ser, lá fui eu aprender a cozinhar com os grandes chefes portugueses!

Se trata de um evento em um espaço maravilhoso chamado Palácio da Bolsa, e entre as aulas que fiz, tive essa com o chefe abaixo:

ARNALDO AZEVEDO

Hotel Teatro (Porto)


E a receita foi exatamente esta: Polvo ao vinho tinto, acompanhado de purê de batata doce! 

O chef é famoso pelo purê de batata doce e os paparazi estavam lá, tirando fotos dele e de seu prato lindo! E ele fez exatamente assim, sem cortar os tentáculos do polvo em pedacinhos, pelo contrário, deixando-os assim como se fosse lagartos!!! rs... por isso, foi exatamente assim que fiz!

Bom, a receita do chef já começava com o polvo pré cozido, separados em tentáculos, e levando ao fogo com vinho tinto e azeite. O que o chef não havia me contado, é que quando você compra o polvo no mercado, ele vem assim inteiroooooooooooo!!! Limpo, sem cabeça, sem boca, mas fora isso, inteiroooo!!! Só de comprar o polvo no mercado eu já quase morri do coração, depois descongelei, ele foi descongelando na minha mão, que aflicãaaaaaaao!!!! Quase desisti!!!

Mas o Marco veio me salvar, enquanto o polvo estava lá fervendo na panela, eu cada vez que abria a tampa quase morria do coração, o polvo lá dentro querendo saltar para fora da panela, ai meu deus do céu, que agoniaaaaaaaaaaaaaa!!! Mas então foi o Marco que tirou o polvo da panela e separou os tentáculos!!

Bom, chega de lero lero e vamos à receita!

Polvo ao vinho tinto:

Compra-se polvo congelado e limpo, descongela-se e coloca-se para ferver durante 40 minutos em uma panela com água.
Quando pronto, estará macio, e separa-se os tentáculos. Claro que se não quiser ter essa estranha sensão da ver o tentáculo, fatia-se os tentáculos.
Coloca-se em uma panela com vinho tinto e azeite, até cobrir o polvo. A receita do chef previa mesma medida de vinho tinto e de azeite, mas nós colocamos mais vinho que azeite e ficou excelente.
Tempera-se com um pouco de sal e se quiser, pimenta.
Leva-se ao fogo e após levantar fervura, são mais 10 minutos.
Está pronto!

Purê de batata doce:

Leva-se as batatas enroladas em papel alumínio ao forno até estarem bem macias.
Deixe-as em ponto de purê utilizando o mixer ou o liquidificador.
Em uma panela, leva-se ao fogo creme de leite e manteiga. A receita previa mesma medida de creme de leite e de manteiga, mas eu não tive coragem de usar tanta manteiga assim, e ficou maravilhoso!
Quando tiver fervido, ficará um creminho.
Fora do fogo, mistura-se ao purê, e está pronto.
E o tempero? Apenas um pouco, bem pouco, sal.

Olha, para quem não encarar o polvo, pelo menos esse purê, faça, pois vale muito a pena, é fenomenal!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário