quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Lasanha de brocolis com presunto ao molho branco!!! Ps: receita feita 2 vezes, a primeira ficou ruim, a segunda ficou melhor!


Primeira vez que fiz a receita, não deu muito certo pois a massa ficou ressacada e o brócolis gigante demais!
Que diferença! Essa sim é a receita que deu certo!!! Nada como aprender com os erros!
A receita que deu certo, e seus acompanhamentos modestos, uma salada de folhas, tomates e abacaxi!
Episódio de hoje: Lasanha de brócolis e presunto, ao molho branco!!!

Uns dias atrás resolvi fazer esta receita, busquei na internet:

http://receitasdacris.blogspot.pt/2006/06/lasanha-de-brcolis.html

E fui fazer....

Não deu muito certo, e como diz o jargão do mundo corporativo, vamos ao lessons learned:

- eu havia refogado brócolis com as florzinhas inteiras, então a lasanha ficou com muitos espaços "vazios", não é legal
- eu havia seguido a receita mas sinceramente a quantidade de molho foi, de longe, insuficiente, de modo que a massa ficou muito ressecada

Por isso, hoje, lá fui eu refazer a receita, com as seguintes alterações:

- cortei o brócolis bem picadinho
- adicionei peito de frango (poderia ser presunto, peito de peru, mas eu usei o que tinha na geladeira)
- usei o molho bechamel pronto da Parmalat de 500 gr (não sei dizer, "será" que o bechamel da Parmalat é melhor que o meu/.... rs... talvez sim... talvez não... dependen do ponto de vista e da sorte do "meu bechamel"... Como hoje estava com fome e preguiça, usei o Bechamel pronto mesmo!! - que é muito bom!!!)

E teve mais dois lessons learned.... Oh vida... Vivendo e aprendendo...

- deveria ter passado o brócolis em água quente e não apenas refogado, pois a lasanha ficou pronta e o brócolis ficou um pouco "al dente" demais 
- quando a lasanha está montada, deve-se cobrí-la com papel alumínio e levá-la ao forno, e apenas descobrir nos 5 ou 10 minutos finais, para dar uma gratinada

:-)

Vamos a minha receita então!

Ingredientes:

um pacote de 250 gr de massa para lasanha
molho bechamel Parmalat 500 gr
queijo fatiado (eu usei queijo Flamengo dos Açores, a "mussarela" dos portugueses...)
peito de frango (ou presunto, ou peito de peru) fatiado e cortado em tirinhas
um maço de brócolis passado na água quente rapidamente e depois refogado com manteiga e cebola e tempera-se com sal (como fazer: coloca-se um pouco de manteiga na frigideira, refoga-se a cebola, e adiciona-se o brócolis já cortadinho pequeninho, refoga-se por cerca de 5 minutos)

Montagem:

numa travessa, coloca-se molho, espalha-se com uma colher
coloca-se massa para lasanha uma ao lado da outra (não sobrepor as massas!)
coloca-se o brócolis
adiciona-se metade das tirinhas de presunto
adiciona-se molho 
coloca-se a segunda camada de massa para lasanha
coloca-se fatias de queijo
adiciona-se as tirinhas restantes de presunto
adiciona-se bastante queijo ralado 
por fim, a última camada de massa para lasanha
e termina-se com mais uma camada de molho (importante reservar um pouco do molho para esse momento, senão você usa todo o molho no recheio e não sobra para cobrir a lasanha!)
e adiciona-se bastante queijo ralado

leva-se ao forno durante 20 minutos

Depois, é só acompanhar com uma saladinha e o jantar está na mesa!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário