Comemos essa maravilha da culinária portuguesa em um restaurante, e claro, já deu vontade de fazer a receita em casa também!
A única questão é que a batata ficou muito tempo na água fervendo, então acabou ficando um pouquinho purê, mas sinceramente, isso não foi problema NENHUM!!!
Receita maravilhosa, simples, e não leva creme de leite nem litros de azeite, de modo que posso dizer que é bem saudável!
fonte:
http://www.1001receitas.com/pt/bacalhau-a-gomes-de-sa
Como fazer Bacalhau à Gomes de Sá
- 1Com antecedência escalde as postas de bacalhau durante 3 minutos, limpe-as de peles e espinhas e separe em lascas. Coloque-as num recipiente, cubra com leite quente e deixe repousar cerca de 1 hora.
- 2Ao mesmo tempo coza as batatas inteiras e com pele em água temperada com sal grosso, mais ou menos 35 minutos conforme o tamanho. Não deixe cozer de mais.Deixe arrefecer um pouco, descasque-as e corte-as em pedaços pequenos.
- 3Descasque e corte as cebolas em meias luas e coloque-as num tacho largo e refogue-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas. Ligue o forno a 200º.
- 4Junte as batatas e o bacalhau misturando o conjunto levemente para não desmanchar muito, mas ficar incorporado na cebolada sem refogar (por isso o tacho largo). Rectifique o sal e tempere com pimenta. Coloque num tabuleiro e leve ao forno 15 minutos, a alourar.
- 5Retire do forno e decore com ovos cozidos às rodelas ou picados, salsa picada e azeitonas pretas. Sirva quente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário