sábado, 17 de novembro de 2012

Risoto de bacalhau!!! Uau não sabia que era tão bom!!



Risoto de bacalhau!!! Uau não sabia que era tão bom!!

Ah, nada como fazer um risotinho... sempre fica bom!!!

Estávamos com nossos ilustres visitantes (minha mãe e os tios do Marco), então nós simplesmente não podíamos nos dar ao luxo de fazer uma receita nova e errar, tínhamos que escolher um prato certeiro!!!

Eis que a tia do Marco falou "por que vocês não fazem um risoto de bacalhau para a gente?" e nós adoramos a ideia!!! Eu confesso que fui no google ver se essa receita existe, para me inspirar, saber em que horas adicionar o bacalhau, mas no fundo quem ditou as regras do risoto foi minha mãe, a Sra. Craque em Risoto, e o Marco e eu fomos excelentes executores!

Vamos a receita para 5 pessoas!

400 gr de bacalhau desfiado e dessalgado (aqui em Portugal vende assim! no Brasil não sei. Bom, aqui vende bacalhau do jeito que você quiser, na verdade, com sal, sem sal, desfiado, em postas, fresco, congelado, etc etc etc... rs...)
1 xíc de vinho branco seco
cebola
manteiga
2 xic e meia de arroz arbório (calcula-se meia xícara por pessoa, mas esse cálculo é bem generoso, contudo, como não tínhamos acompanhamento, consideramos este cálculo mesmo!)
2 caldos de galinha (mas poderia ser de peixe)
parmesão ralado para finalizar
obs: teria sido fantástico adicionar ervilhas frescas ou mesmo congeladas, mas não tínhamos comprado... ficaria mais colorido, mais bonito

E aí é a receita de sempre, refoga a cebola na manteiga, adiciona-se o bacalhau, dando uma refogada nele, só depois adiciona-se o arroz, espera secar, adiciona-se o vinho, espera secar, adiciona-se água quente e os caldos de legume, e vai adicionando água aos pouquinhos até o risoto ficar pronto. No final, parmesão ralado e que marravilha!!!

Observação final: nós optamos por colocar o bacalhau no começo da receita, antes mesmo do arroz, então o risoto ficou com bastante gosto de bacalhau! Se preferir mais suave, é só colocar o bacalhau na metade do preparo, assim o arroz pega menos o gosto. Mas eu recomendo no começo mesmo, fica muito saboroso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário