Arroz de marisco, receita completa, com tomate (e acrescentamos salmão!) |
Arroz de marisco sem os tomates! |
Aqui em Portugal é muito comum encontrar estes pratos nos restaurantes: arroz de marisco! Não é bem uma paella, da vizinha Espanha, tão pouco um risoto de frutos do mar, da Itália, é mesmo um arroz de marisco!
Vale dizer que aqui eles dão nomes assim às coisas, por exemplo, existe o "arroz de feijão", que diferente, é arroz DE feijão, não é arroz e feijão, arroz com feijão, é arroz de feijão mesmo! Esse prato é um arroz elaborado junto do feijão, com legumes, bem ensopado. Bem bom.
Mas voltando à receita, resolvemos fazer em casa o tal arroz de marisco, depois de nos deliciarmos com este prato em um restaurante!
receita retirada do site abaixo:
http://sabores.sapo.pt/receita/arroz-de-marisco
Arroz de marisco:
Tipo de prato: Marisco
Origem: Portuguesa
Rendimento: 4 Pessoas
Ingredientes:
Cebola: 1
Alho: 4 dentes
Azeite: 4 colheres de sopa
Tomate: 4
Sal: q.b.
Marisco: 1 embalagem (mistura)
Caldo de peixe: 1 cubo
Arroz: 1 chávena
Coentros: q.b.
piri-piri
Preparação:
Refogue no azeite a cebola grande e os dentes de alho bem picados. Esmague os tomates maduros e já pelados e junte ao refogado. Tempere com piri-piri e sal. Deixe apurar durante alguns minutos. Entretanto, descongele uma embalagem de cocktail de marisco. Se tiver delícias do mar, retire-as e ponha-as de parte. Junte os mariscos ao refogado e mexa. Com o lume brando, tape o tacho e deixe apurar durante 15 minutos. Junte o cubo de caldo de peixe. Aqueça à parte 3 chávenas de água e junte a esta mistura. Quando começar a ferver junte o arroz e mexa. Quando retomar a fervura, deixe cozer tapado durante 10 minutos. Apague o lume, junte as delícias cortadas em cubinhos e polvilhe com coentros picados. Sirva de seguida.
Observações finais:
Piri Piri é uma pimenta daqui. Chávenas são xícaras. Delícias do mar é Kani Kama. Coentro não tínhamos portanto não usamos. E nós adicionamos postas de salmão, pois o pacote de mariscos estava muito pequeno. Sinceramente adicionar o salmão fez toda a diferença, ficou ótimo com esse toque a mais! E nós fizemos a receita acima em duas panelinhas, sendo uma com a receita completa, e a outra sem os tomates. O Marco pilotou a panela com os tomates e eu pilotei a panelinha sem tomates! Cozinha a quatro mãos!!!
Mais uma receita testada e aprovada!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário