sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Receita de chef! Cogumelos refogados!

Mais uma receita de chef, aprendida naquele excelente evento Essência do Gourmet.

A receita abaixo é do chef

LUÍS AMÉRICO
Mesa (Porto), Mercado (Porto) e Forneria S. Pedro (V.N.Gaia)

A lástima é que não tem foto, pois os cogumelos estavam tão gostosos que acabamos comendo e esquecendo da foto!

São cogumelos refogados, então pode ser feito com qualquer cogumelo, e é apenas um acompanhamento, mas é muito gostoso. Segundo o chef, pode ser adicionado queijo ralado e utilizado como recheio de ravioli, se alguém quiser se arriscar em fazer seu próprio ravioli caseiro.

Cogumelos refogados:
cogumelos fatiados em lâminas
cebola
azeite
vinho branco
shoyo
vinho do porto 
sal
alecrim (ou outra erva aromática)

Refoga-se em uma frigideira com azeite a cebola picadinha. Adiciona-se vinho branco e em seguida os cogumelos. Adiciona-se vinho do Porto e shoyo. Refoga-se durante cerca de 5 minutos, é bem rápido. Se preciso, adiciona-se sal. Parmesão opcional. Finaliza-se com alecrim.

Bom, hein!!!


Sopa creme de cenoura com batata: receita deliciosa!!!

Hum.... Eu sei que não é primeira vez que me arrisco nas sopas, é que aqui faz muito frio mesmo! Sei também que já fiz sopa de cenoura, mas essa receita de hoje é a melhor!!!

Receita inspirada no site:

http://www.saborintenso.com/f19/creme-cenoura-31/

Contudo, fiz algumas alterações, então segue receita by Lia:

Sopa Creme de Cenoura com Batata:

ingredientes:
5 ou 6 cenouras
2 ou 3 batatas
1 cebola
2 potinhos de caldo de galinha (líquido, mas caso não tenha, cubinhos normais!)
água
1 col sopa de manteiga
1 col sopa queijo amarelo picado
1 col sopa cream cheese
1 fio de azeite (no prato)

como fazer:
Coloque a água na panela e ponha para ferver com os legumes (cenoura, batata e cebola) picados e o caldo de galinha.
Deixe ferver durante 20 minutos, para que os legumes fiquem bem macios, adicione a manteiga e triture tudo com o mixer ou com liquidificador.
Ao final, adicione o queijo amarelo picado, o cream cheese e prove o sal, se preciso adicione mais sal.
No prato, um fio de azeite.

Simples, mas muito bom!!!


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Risoto de polvo ao vinho tinto!

Como não poderia deixar de ser, depois do episódio do polvo ao vinho tinto, sobrou polvo, pois por menor que fosse o polvo congelado que compramos, é bastante se você está em duas pessoas apenas...

Então guardamos o polvo em seu molho de vinho tinto e azeite, da receita anterior, e no dia seguinte pegamos esse polvo com molho, cortamos em pedaços menores, e usamos no risoto!!

Ficou excelente!!!

Receita:
Refogar cebola bem picadinha no azeite, adicionar o arroz até secar, em seguida adicionar vinho tinto, até secar, e adicionar o polvo com seu molho. Daí em diante adicionar água quente, receita normal, aos poucos, e um cubo de caldo de legumes ou enfim qual preferir. Um pouco de pimenta cai bem também. No final, um pouco de queijo.

Simplesmente maravilhoso! By Marco.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Uma receita de chef!!! Polvo ao vinho tinto, acompanhado de purê de batata doce!




Epsódio de Hoje: Polvo ao vinho tinto, acompanhado de purê de batata doce! Uma receita de chef!!!

Ai que história....rs... esse polvo mais parece um lagarto, que engraçado!!!

Foi assim: todo ano tem aqui em Porto um evento imperdível chamado "Essência do Gourmet", e como não poderia deixar de ser, lá fui eu aprender a cozinhar com os grandes chefes portugueses!

Se trata de um evento em um espaço maravilhoso chamado Palácio da Bolsa, e entre as aulas que fiz, tive essa com o chefe abaixo:

ARNALDO AZEVEDO

Hotel Teatro (Porto)


E a receita foi exatamente esta: Polvo ao vinho tinto, acompanhado de purê de batata doce! 

O chef é famoso pelo purê de batata doce e os paparazi estavam lá, tirando fotos dele e de seu prato lindo! E ele fez exatamente assim, sem cortar os tentáculos do polvo em pedacinhos, pelo contrário, deixando-os assim como se fosse lagartos!!! rs... por isso, foi exatamente assim que fiz!

Bom, a receita do chef já começava com o polvo pré cozido, separados em tentáculos, e levando ao fogo com vinho tinto e azeite. O que o chef não havia me contado, é que quando você compra o polvo no mercado, ele vem assim inteiroooooooooooo!!! Limpo, sem cabeça, sem boca, mas fora isso, inteiroooo!!! Só de comprar o polvo no mercado eu já quase morri do coração, depois descongelei, ele foi descongelando na minha mão, que aflicãaaaaaaao!!!! Quase desisti!!!

Mas o Marco veio me salvar, enquanto o polvo estava lá fervendo na panela, eu cada vez que abria a tampa quase morria do coração, o polvo lá dentro querendo saltar para fora da panela, ai meu deus do céu, que agoniaaaaaaaaaaaaaa!!! Mas então foi o Marco que tirou o polvo da panela e separou os tentáculos!!

Bom, chega de lero lero e vamos à receita!

Polvo ao vinho tinto:

Compra-se polvo congelado e limpo, descongela-se e coloca-se para ferver durante 40 minutos em uma panela com água.
Quando pronto, estará macio, e separa-se os tentáculos. Claro que se não quiser ter essa estranha sensão da ver o tentáculo, fatia-se os tentáculos.
Coloca-se em uma panela com vinho tinto e azeite, até cobrir o polvo. A receita do chef previa mesma medida de vinho tinto e de azeite, mas nós colocamos mais vinho que azeite e ficou excelente.
Tempera-se com um pouco de sal e se quiser, pimenta.
Leva-se ao fogo e após levantar fervura, são mais 10 minutos.
Está pronto!

Purê de batata doce:

Leva-se as batatas enroladas em papel alumínio ao forno até estarem bem macias.
Deixe-as em ponto de purê utilizando o mixer ou o liquidificador.
Em uma panela, leva-se ao fogo creme de leite e manteiga. A receita previa mesma medida de creme de leite e de manteiga, mas eu não tive coragem de usar tanta manteiga assim, e ficou maravilhoso!
Quando tiver fervido, ficará um creminho.
Fora do fogo, mistura-se ao purê, e está pronto.
E o tempero? Apenas um pouco, bem pouco, sal.

Olha, para quem não encarar o polvo, pelo menos esse purê, faça, pois vale muito a pena, é fenomenal!!!!




terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Bacalhau à Gomes de Sá!




Comemos essa maravilha da culinária portuguesa em um restaurante, e claro, já deu vontade de fazer a receita em casa também!

A única questão é que a batata ficou muito tempo na água fervendo, então acabou ficando um pouquinho purê, mas sinceramente, isso não foi problema NENHUM!!!

Receita maravilhosa, simples, e não leva creme de leite nem litros de azeite, de modo que posso dizer que é bem saudável!

fonte:

http://www.1001receitas.com/pt/bacalhau-a-gomes-de-sa

Como fazer Bacalhau à Gomes de Sá

  • 1Com antecedência escalde as postas de bacalhau durante 3 minutos, limpe-as de peles e espinhas e separe em lascas. Coloque-as num recipiente, cubra com leite quente e deixe repousar cerca de 1 hora.
  • 2Ao mesmo tempo coza as batatas inteiras e com pele em água temperada com sal grosso, mais ou menos 35 minutos conforme o tamanho. Não deixe cozer de mais.Deixe arrefecer um pouco, descasque-as e corte-as em pedaços pequenos.
  • 3Descasque e corte as cebolas em meias luas e coloque-as num tacho largo e refogue-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas. Ligue o forno a 200º.
  • 4Junte as batatas e o bacalhau misturando o conjunto levemente para não desmanchar muito, mas ficar incorporado na cebolada sem refogar (por isso o tacho largo). Rectifique o sal e tempere com pimenta. Coloque num tabuleiro e leve ao forno 15 minutos, a alourar.
  • 5Retire do forno e decore com ovos cozidos às rodelas ou picados, salsa picada e azeitonas pretas. Sirva quente.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Omelete de forno! Dessa vez simples, com milho, e com foto, que da outra vez tinha ficado devendo!




Omelete de forno! Dessa vez simples, com milho, e com foto, que da outra vez tinha ficado devendo!


Omelete de forno:

Ingredientes:
5 ovos
100 ml leite
1 col sopa de farinha de trigo
Queijos ralados ou cubinhos (abre-se a geladeira e escolhe-se o que tiver!)
1 latinha de milho
Pimenta e sal

Como fazer:
unta-se a forma que vai ao forno;
Numa tigela, bata todos os ingredientes e despeje na travessa previamente untada!

Beeeeeeem fácil!!! Uns 30 minutos de forno, está pronto!

sábado, 8 de dezembro de 2012

Salmão grelhado com batatas ao forno com parmesão




Hum.... estou aqui registrando este colorido prato porque realmente foi fácil de fazer e ficou delicioso!

Passo a passo:

Salmão grelhado:

numa frigideira, coloca-se o salmão temperado apenas com sal, um tempo de um lado, outro tempo de outro lado, bem rápido, até ficar pronto, ou seja, o meio não estará mais cru. Assim que isso acontecer, coloca em fogo alto com a panela tampada mais um minutinho, assim esse lado do salmão ficará com aquela crostinha deliciosa. O processo total deve levar cerca de 3 minutos.

Batatas ao forno:

primeiro, cozinha-se as batatas no fogão, em uma panela com água e sal, até a batata estar ligeiramente macia, ou seja, até ser possível espetar o garfo. Quando isso acontecer, escorra as batatas e coloque-as em um recipiente com água gelada. Esse truque, que eu aprendi aqui, serve para manter a cor e a consistência do legume, e vale para qualquer outra coisa que faça, por exemplo brócolis ou cenouras cozidas. Depois, é só fatiar as batatas em fatias grossas e colocar em uma travessa, com um pouco de sal, pimenta e um fio de azeite. Por cima, parmesão ralado. Leva-se ao forno até ficar crocante e pronto!

Essa foram as dicas dessa receitinha boba e gostosa, para o dia a dia!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Bolo mármore simples mas delicioso! Receita aprendida aqui em Portugal!




Bom, a história foi a seguinte.... Depois do desastre do quiche molhado, fui aprender a fazer quiche com uma portuguesa chamada Lucia, que muito gentilmente me ensinou a receita do quiche, e como ela estava disposta e eu interessada, também aprendi mais duas receitas, uma de maçãs ao forno e outra que é essa aqui, bolo mármore.

Segundo a Lucia, é seu melhor bolo, sucesso absoluto, então logo fui testar a receita!

É muito bom mesmo, um delicioso bolo pequeno, preparado em forma de bolo inglês (bolo pullman, para nós), simples e gostoso, para tomar com café.

Eu errei a proporção do chocolate, então o bolo acabou ficando mais preto do que branco, mas não teve problema nenhum!

Vamos à receita!!

Bolo Mármore da Lucia

ingredientes:
3 ovos
150 gr de manteiga
150 gr de farinha de trigo
1 col chá de fermento
200 gr de açúcar
suco de uma laranja
raspas da casca da laranja
40 gr de chocolate em pó

Bate-se a manteiga com o açúcar na batedeira, adiciona-se as gemas e o suco de laranja, bate.
Bate-se as claras em neve. A dica é colocar uma gota de limão nas claras para bater.
Mistura-se a farinha e o fermento e adiciona-se na base, alternadamente com as claras em neve. Ou seja, adiciona-se um pouco da farinha com fermente na base, bate, adiciona-se um pouco das claras em neve, bate, e assim sucessivamente.
Separa a massa em duas porções, uma correspondente a 1/3, será misturada ao chocolate em pó, e a outra porção, correspondente a 2/3, será misturada com as raspas de laranja.
Unta-se a forma de bolo inglês com manteiga e farinha, e coloca-se a massa branca primeiro, e depois a massa de chocolate por cima.
Para a massa de chocolate invadir a massa branca, fazendo aquele desenho que a gente vê nos bolos mármore, você afunda o cabo da colher de pau e vai desenhando umas ondas.
Leva-se ao forno em 200 graus por cerca de 30 minutos.

Muito bom!


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Testado e aprovado: sopa de cenoura com alho poró

Como não poderia deixar de ser, o alho poró não havia acabado, depois das últimas aventuras culinárias, portanto, fizemos mais uma receita de sopa que leva este ingrediente maravilhoso!
Outra coisa que não tem dado indícios de querer acabar tão cedo por aqui é o frio, portanto, dá-lhe sopinha!!!

Sopa de Cenoura com Alho-poró


Ingredientes:

2 Cenouras de tamanho médio.
1 Batata pequena.
2 Alho-poró.
1/2 Cebola.
alho.
azeite.
sal
água

Preparação:

Leve ao fogo uma panela com um pouco de água.
Lave e descasque as cenouras, a batata, a cebola e o alho e, corte-os grosseiramente.
Quando a água ferver adicione-lhe os legumes e deixe cozer.
Bata com o mixer, mas não muito, de modo a ficarem pedacinhos dos legumes.
Tempere de sal e, se necessário junte um pouco mais de água. Deixe ferver.
Corte o alho-poró em rodelas e refogue em uma frigideira com azeite, por cerca de 5 minutos.
Junte o alho poró refogado à sopa e mexa bem.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Testado e muito aprovado: capeletti in brodo!!!




fonte:

http://www.redetv.com.br/nestlecomvoce/video/267984/aprenda-a-fazer-capeletti-in-brodo.html

Vamos à receita, que é muito boa, realmente aprovadíssimo!

E como todas as receitas deste meu blog, é facinho, facinho...

:-)

Ingredientes: 1 colher (sopa) de azeite, meia cebola ralada, 1 cenoura grande cortada em tiras finas, 1 alho poró em rodelas finas, 1 talo de salsão picado, 2 colheres (sopa) de maggi caldo líquido de galinha, 2 xícaras e meia (chá) de capeletti de frango e 6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado. 

Como fazer: refoga-se com azeite a cebola picadinha bem pequeninho, o alho poró e a cenoura cortadinha em tirinhas. Eu não tinha salsão, então eu simplesmente pulei este ingrediente. E cortar a cenoura em tirinhas é trabalho para pessoas com grande dom da paciência, o que não é exatamente meu caso, então foi metade em tirinhas e metade em cubinhos mesmo! 
depois adiciona-se o caldo de galinha líquido, eu comprei uns potinhos de caldo de galinha em formato como se fosse uma geleia, usei dois. Acrescenta-se a água, cerca de 2 litros de água, e pronto.
Lá fica a sopa por uns bons 15 minutos, prova-se o sal, eu adicionei mais um caldo de galinha e o tempero ficou ótimo assim.
Por fim, adiciona-se os capelettis, deve-se considerar o tempo escrito no pacote do capeletti, no meu caso eram frescos, de modo que em 3 minutos estava pronto.
Polvilha-se parmesão no prato e pronto!!!

Realmente fácil, ótimo para o jantar!!! Especialmente neste frio Portuense!!!