terça-feira, 27 de novembro de 2012

Quiche de alho poró!!!



Quiche de alho poró!!!

Eu, como fã de quiche que sou, estava querendo aprender esta receita.
Mas não posso dizer que tenha ficado muito bom não, apesar da foto estar bonita...
Receio que o problema esteja na tal "nata" que eles usam aqui em Portugal, parecida com nosso creme de leite de caixinha, mas nada a ver com o creme de leite de lata.



Não sei se é isso, porque frequentemente quando a gente adiciona "nata" na receita, ela solta muita água, e foi precisamente o que aconteceu com este quiche.
Andei lendo na internet que essa "nata" que eles usam aqui só fica boa com receitas que não vão ao forno ou ao fogo, ou seja, receitas frias. Pode ser. Em todo caso, confesso que os próximos posts serão com receitas que não requeiram "creme de leite".

;-)


Se alguém souber algo sobre esse dilema culinário, poderia me ajudar??? Help!!!

Vamos à receita, que de qualquer maneira é deliciosa, e eu gostaria de refazer chegando ao Brasil, quando eu puder compras o verdadeiro creme de leite!

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=279

QUICHE DE ALHO-PORÓ COM ALECRIM


PARA A MASSA

Ingredientes
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
100 g / 1/2 tablete de manteiga
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de água fria
Modo de Preparo
1. Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Modele uma bola com a massa.

2. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível (20 cm de diâmetro) com a massa. Para abrir a massa, use as mãos em vez do rolo.

3. Leve a fôrma forrada com a massa à geladeira e comece a preparar o recheio.

PARA O RECHEIO

Ingredientes
2 alhos-porós
2 colheres (sopa) de alecrim
1 colher (sopa) de azeite
4 ovos
400 ml de creme de leite fresco
sal e noz-moscada a gosto
Modo de Preparo
1. Com uma faca afiada, corte os alhos-porós em rodelas finas.

2. Numa panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Em seguida, acrescente as rodelas de alho-poró e refogue por 5 minutos, mexendo sempre. Adicione o alecrim e mexa por mais 3 minutos. Tempere com sal, desligue o fogo e reserve.

3. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa tigela, junte o creme de leite fresco e os ovos e misture bem com um garfo até ficar homogêneo. Tempere com sal e noz-moscada.

4. Retire a fôrma da geladeira. Distribua as rodelas de alho-poró na fôrma para que todo o fundo fique coberto. Em seguida, despeje a mistura de ovos com creme de leite sobre o alho-poró.

5. Leve a fôrma ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até que a superfície da quiche fique dourada.



domingo, 25 de novembro de 2012

Novas fotos! Viagens por Portugal, um lindo país que merece a visita!!!

Porto, linda vista do Mosteiro de Pilar, de noite

Ponte da Barca

Serra do Jerês

Ponte de Lima

Peso da Régua

Guimarães, lindo castelo iluminado de noite

Tomar

Vista de Monsaraz

Ilha da Madeira, talvez um dos lugares mais lindos de Portugal
Porto, e sua sempre lindíssima Ribeira

sábado, 24 de novembro de 2012

Soufle fácil de couve flor! Testado e aprovadíssimo! Acompanhado de lula refogada, que ficou deliciosa!


Soufle fácil de couve flor! Testado e aprovadíssimo!

Ah, isso é que é receita fácil!! Dessa vez, a fonte foi o site da Ana Maria Braga. Receita simples e maravilhosa! De acordo com o Marco, ainda mais gostoso que a couve flor gratinada, que eu havia feito num post anterior. Eu gostei de ambas, mas tendo em vista o quesito facilidade, nada como esta receita!



http://anamariabraga.globo.com/home/receitas/receitas.php?id_rec=7212


Suflê rápido de couve-flor

INGREDIENTES

½ couve-flor média cozida (350g)
2 ovos
125 ml de creme de leite fresco
50g de gorgonzola
1 colher (sopa) de cebolinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

Num processador coloque a couve-flor cozida, ovos, creme de leite fresco, queijo gorgonzola, cebolinha picada, sal e pimenta do reino a gosto e bata por 30 segundos, deixando pedacinhos de couve-flor. OBS: Não deixe formar uma mistura homogênea.

Em refratários individuais untados com manteiga coloque uma porção da mistura de couve flor (feita acima) e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 200°C por aproximados 25 minutos ou até que o suflé esteja levemente dourado e firme. Retire do forno e sirva em seguida.


saladinha de acompanhamento, com restodontê dos legumes e camarões ao molho bechamel 

E o acompanhamento! Lula refogada, ficou deliciosa!

Ah, finalmente, desta vez acertei como fazer lulas!

ingredientes:

6 lulas limpas e e descongeladas, em temperatura ambiente
azeite ou manteiga, cebola
vinho (pode ser vinho branco, moscatel, vinho do porto)
shoyo
sal
pimenta

como fazer: numa frigideira, refoga-se a cebola com manteiga ou azeite, adiciona-se as lulas cortadas em rodelas, e tempera-se com sal, pimenta, depois adiciona-se vinho e por fim um pouco de shoyo. Poucos minutos refogando, cerca de 5 min.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Prato português: arroz de marisco!!! Duas versões, a original, com tomates, e a modificada by Lia, sem tomates!


Arroz de marisco, receita completa, com tomate (e acrescentamos salmão!)
Arroz de marisco sem os tomates!

Aqui em Portugal é muito comum encontrar estes pratos nos restaurantes: arroz de marisco! Não é bem uma paella, da vizinha Espanha, tão pouco um risoto de frutos do mar, da Itália, é mesmo um arroz de marisco!

Vale dizer que aqui eles dão nomes assim às coisas, por exemplo, existe o "arroz de feijão", que diferente, é arroz DE feijão, não é arroz e feijão, arroz com feijão, é arroz de feijão mesmo! Esse prato é um arroz elaborado junto do feijão, com legumes, bem ensopado. Bem bom.

Mas voltando à receita, resolvemos fazer em casa o tal arroz de marisco, depois de nos deliciarmos com este prato em um restaurante!

receita retirada do site abaixo:

http://sabores.sapo.pt/receita/arroz-de-marisco


Arroz de marisco:

Tipo de prato: Marisco
Origem: Portuguesa
Rendimento: 4 Pessoas

Ingredientes:

Cebola: 1
Alho: 4 dentes
Azeite: 4 colheres de sopa
Tomate: 4
Sal: q.b.
Marisco: 1 embalagem (mistura)
Caldo de peixe: 1 cubo
Arroz: 1 chávena
Coentros: q.b.
piri-piri

Preparação:

Refogue no azeite a cebola grande e os dentes de alho bem picados. Esmague os tomates maduros e já pelados e junte ao refogado. Tempere com piri-piri e sal. Deixe apurar durante alguns minutos. Entretanto, descongele uma embalagem de cocktail de marisco. Se tiver delícias do mar, retire-as e ponha-as de parte. Junte os mariscos ao refogado e mexa. Com o lume brando, tape o tacho e deixe apurar durante 15 minutos. Junte o cubo de caldo de peixe. Aqueça à parte 3 chávenas de água e junte a esta mistura. Quando começar a ferver junte o arroz e mexa. Quando retomar a fervura, deixe cozer tapado durante 10 minutos. Apague o lume, junte as delícias cortadas em cubinhos e polvilhe com coentros picados. Sirva de seguida.

Observações finais:

Piri Piri é uma pimenta daqui. Chávenas são xícaras. Delícias do mar é Kani Kama. Coentro não tínhamos portanto não usamos. E nós adicionamos postas de salmão, pois o pacote de mariscos estava muito pequeno. Sinceramente adicionar o salmão fez toda a diferença, ficou ótimo com esse toque a mais! E nós fizemos a receita acima em duas panelinhas, sendo uma com a receita completa, e a outra sem os tomates. O Marco pilotou a panela com os tomates e eu pilotei a panelinha sem tomates! Cozinha a quatro mãos!!!

Mais uma receita testada e aprovada!!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sopa de aspargos! Hum como essa sopa é gostosa! Recomendo!!!

Sopa de aspargos! Hum como essa sopa é gostosa! Recomendo!!!

Mais uma receita tirada do site panelinha:

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300121

A receita abaixo é para uma pessoa, então tudo que fiz foi multiplicar por 3, deu certinho, ou melhor, ficou um pouco ralinha, seria legal não multiplicar a água por três, no meu paladar pelo menos....

Outra dica é que aqui em Portugal existe uma maizena chamada "Maizena Express" feita especialmente para ser adicionada aos poucos, em molhos e cremes já quentes, no fogão, para engrossas, e simplesmente não empelota! 

Praticamente uma mágica da salvação das sopas ralas e molhos finos...

CREME DE ASPARGOS FRESCOS

Ingredientes

6 aspargos frescos
1/4 de cebola 
1 dente de alho 
1 colher (sopa) de manteiga 
2 xícaras (chá) de água 
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco 
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Com uma faca, corte as partes mais duras e brancas dos talos dos aspargos e despreze. Corte as pontas de dois aspargos e reserve para enfeitar a sopa. O restante dos talos fatie em rodelas médias. 

2. Numa tábua, descasque e pique o alho e a cebola. Não deixe que os cubinhos de alho se misturem com os de cebola, pois eles serão refogados separadamente, para que o alho não queime e amargue. 

3. Leve uma panelinha ao fogo para aquecer. Junte a manteiga e, quando derreter, coloque a cebola picada e refogue, mexendo com uma colher. Quando ficar transparente, adicione o alho picado e mexa bem por 1 minuto. 

4. Acrescente as rodelas de aspargos e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando. 

5. Junte a água, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 8 minutos. 

6. Na própria panela, ou no copo do mixer, com cuidado para não se queimar, bata a sopa (com o mixer), até que fique lisa. Se preferir, deixe esfriar um pouco, transfira para o liquidificador, coloque um pano de prato dobrado sobre a tampa, segure firme e bata até que fique lisa.

7. Junte o creme de leite fresco à sopa, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Verifique o sabor; se precisar, corrija com sal e pimenta-do-reino. Um fio de azeite também vai bem. Transfira para um prato de sopa ou tigela e decore com as pontas de aspargos reservadas.


domingo, 18 de novembro de 2012

Pequeno dicionário de português de Portugal, para brasileiros!!!

Pequeno dicionário de português de Portugal, para brasileiros!!!

São muitas as diferenças entre o português de Portugal e o português que falamos no Brasil!!!

Por isso, ao longo destes meses de muitos aprendizado português, fui anotando algumas palavras e criando um pequeno dicionário!

Português de Portugal Português do Brasil
academia universidade
algures em algum lugar
aloquete cadeado
amo-te! te amo!
até ruptura de estoque enquanto durarem os estoques
auto golo gol contra
autocarro ônibus
avariado quebrado
baliza gol (o espaço físico que nós chamado de gol, travessão)
cacifos armários 
caloiro calouro
camisola camiseta de manga longa
carregar pressionar
casa de banho banheiro
chávena xícara
claras em castelo claras em neve
comboio trem
cueca calcinha
deitar jogar
delícias do mar kani-kama
doutoramento doutorado
em si em você
feito no momento feito na hora
fim de semana alargado fim de semana prolongado
fixe legal
força vai em frente
forreta mão de vaca
ginásio academia
giro legal
golo gol
imenso muitos
magoar machucar
malta pessoal
mesmo realmente
metro metrô
mil milhoes bilhões
morada endereço
paragem parada, ponto
perceber entender
pois não
porreiro legal
rabiote bumbum
rabo bumbum
sabe bem faz bem
saber ter gosto de
sanita vaso sanitário
telemóvel celular
um bocadinho um pouquinho
varinha mágica mixer




sábado, 17 de novembro de 2012

Risoto de bacalhau!!! Uau não sabia que era tão bom!!



Risoto de bacalhau!!! Uau não sabia que era tão bom!!

Ah, nada como fazer um risotinho... sempre fica bom!!!

Estávamos com nossos ilustres visitantes (minha mãe e os tios do Marco), então nós simplesmente não podíamos nos dar ao luxo de fazer uma receita nova e errar, tínhamos que escolher um prato certeiro!!!

Eis que a tia do Marco falou "por que vocês não fazem um risoto de bacalhau para a gente?" e nós adoramos a ideia!!! Eu confesso que fui no google ver se essa receita existe, para me inspirar, saber em que horas adicionar o bacalhau, mas no fundo quem ditou as regras do risoto foi minha mãe, a Sra. Craque em Risoto, e o Marco e eu fomos excelentes executores!

Vamos a receita para 5 pessoas!

400 gr de bacalhau desfiado e dessalgado (aqui em Portugal vende assim! no Brasil não sei. Bom, aqui vende bacalhau do jeito que você quiser, na verdade, com sal, sem sal, desfiado, em postas, fresco, congelado, etc etc etc... rs...)
1 xíc de vinho branco seco
cebola
manteiga
2 xic e meia de arroz arbório (calcula-se meia xícara por pessoa, mas esse cálculo é bem generoso, contudo, como não tínhamos acompanhamento, consideramos este cálculo mesmo!)
2 caldos de galinha (mas poderia ser de peixe)
parmesão ralado para finalizar
obs: teria sido fantástico adicionar ervilhas frescas ou mesmo congeladas, mas não tínhamos comprado... ficaria mais colorido, mais bonito

E aí é a receita de sempre, refoga a cebola na manteiga, adiciona-se o bacalhau, dando uma refogada nele, só depois adiciona-se o arroz, espera secar, adiciona-se o vinho, espera secar, adiciona-se água quente e os caldos de legume, e vai adicionando água aos pouquinhos até o risoto ficar pronto. No final, parmesão ralado e que marravilha!!!

Observação final: nós optamos por colocar o bacalhau no começo da receita, antes mesmo do arroz, então o risoto ficou com bastante gosto de bacalhau! Se preferir mais suave, é só colocar o bacalhau na metade do preparo, assim o arroz pega menos o gosto. Mas eu recomendo no começo mesmo, fica muito saboroso!!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Lasanha de brocolis com presunto ao molho branco!!! Ps: receita feita 2 vezes, a primeira ficou ruim, a segunda ficou melhor!


Primeira vez que fiz a receita, não deu muito certo pois a massa ficou ressacada e o brócolis gigante demais!
Que diferença! Essa sim é a receita que deu certo!!! Nada como aprender com os erros!
A receita que deu certo, e seus acompanhamentos modestos, uma salada de folhas, tomates e abacaxi!
Episódio de hoje: Lasanha de brócolis e presunto, ao molho branco!!!

Uns dias atrás resolvi fazer esta receita, busquei na internet:

http://receitasdacris.blogspot.pt/2006/06/lasanha-de-brcolis.html

E fui fazer....

Não deu muito certo, e como diz o jargão do mundo corporativo, vamos ao lessons learned:

- eu havia refogado brócolis com as florzinhas inteiras, então a lasanha ficou com muitos espaços "vazios", não é legal
- eu havia seguido a receita mas sinceramente a quantidade de molho foi, de longe, insuficiente, de modo que a massa ficou muito ressecada

Por isso, hoje, lá fui eu refazer a receita, com as seguintes alterações:

- cortei o brócolis bem picadinho
- adicionei peito de frango (poderia ser presunto, peito de peru, mas eu usei o que tinha na geladeira)
- usei o molho bechamel pronto da Parmalat de 500 gr (não sei dizer, "será" que o bechamel da Parmalat é melhor que o meu/.... rs... talvez sim... talvez não... dependen do ponto de vista e da sorte do "meu bechamel"... Como hoje estava com fome e preguiça, usei o Bechamel pronto mesmo!! - que é muito bom!!!)

E teve mais dois lessons learned.... Oh vida... Vivendo e aprendendo...

- deveria ter passado o brócolis em água quente e não apenas refogado, pois a lasanha ficou pronta e o brócolis ficou um pouco "al dente" demais 
- quando a lasanha está montada, deve-se cobrí-la com papel alumínio e levá-la ao forno, e apenas descobrir nos 5 ou 10 minutos finais, para dar uma gratinada

:-)

Vamos a minha receita então!

Ingredientes:

um pacote de 250 gr de massa para lasanha
molho bechamel Parmalat 500 gr
queijo fatiado (eu usei queijo Flamengo dos Açores, a "mussarela" dos portugueses...)
peito de frango (ou presunto, ou peito de peru) fatiado e cortado em tirinhas
um maço de brócolis passado na água quente rapidamente e depois refogado com manteiga e cebola e tempera-se com sal (como fazer: coloca-se um pouco de manteiga na frigideira, refoga-se a cebola, e adiciona-se o brócolis já cortadinho pequeninho, refoga-se por cerca de 5 minutos)

Montagem:

numa travessa, coloca-se molho, espalha-se com uma colher
coloca-se massa para lasanha uma ao lado da outra (não sobrepor as massas!)
coloca-se o brócolis
adiciona-se metade das tirinhas de presunto
adiciona-se molho 
coloca-se a segunda camada de massa para lasanha
coloca-se fatias de queijo
adiciona-se as tirinhas restantes de presunto
adiciona-se bastante queijo ralado 
por fim, a última camada de massa para lasanha
e termina-se com mais uma camada de molho (importante reservar um pouco do molho para esse momento, senão você usa todo o molho no recheio e não sobra para cobrir a lasanha!)
e adiciona-se bastante queijo ralado

leva-se ao forno durante 20 minutos

Depois, é só acompanhar com uma saladinha e o jantar está na mesa!!!


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Minha mãe na cozinha!! Excelente! Camarão, lula e legumes, ao molho bechamel!!!

Hum, que gostoso que é ter a mãe por perto!!! Minha mãe chegou em Portugal, e como não poderia deixar de ser, logo nos presenteou com um maravilhoso prato, que não pude deixar de colocar no blog!

Camarão, lula e legumes ao molho bechamel!

Como eu havia dito no meu primeiro post desse blog, frutos do mar e legumes, ao molho bechamel, é uma especialidade da minha mãe! Meu primeiro post foi, portanto, inspirado no prato abaixo, o original, o verdadeiro, by minha mae!!

Porção para 3 ou 4 pessoas

Ingredientes:

Cerca de 10 lulas, limpas, descongeladas, cortadas em rodelas (obs: não despreze as perninhas, são ótimas)

Um saco de 250g de camaroes descascados, limpos e descongelados

Cerca de 1 xic de legumes congelados, nós escolhemos um pacote que tinha ervilha e baby carrot (descongelar a porção que for usar)

Molho bechamel pronto parmalat 200g

Manteiga e azeite

Cebola fatiada grossa (mas se preferir fina, tudo bem também)

Como fazer:

Coloca_se manteiga e azeite na frigideira, adiciona_se a cebola, e refoga_se.

Adiciona_se os camarões e as lulas.

Como os camarões eram médios, colocamos inteiro, mas minha mãe disse que viu uma dica do Claude (que marravilha!) que quando o camarão for gigante, é legal corta_lo em dois, corte longitudinal, assim ele fica pronto rápido sem ficar borrachudo.

Outra dica, essa da minha mãe, é adicionar os camarões aos poucos, pois se colocar todos de uma vez eles soltam muita água e só cozinham, não douram. Mas para isso teria que ter a panela wok, para ir colocando nas laterais os camarões que forem ficando prontos.

:)

Quanta dica boa, né, mas voltando a receita, refoga_se os frutos do mar, o que leva uns 5 min, tempera_se com pouco sal e shoyo, e ao fim adiciona_se o bechamel e os legumes.

Basicamente a receita é essa, acompanhamos com batatinhas ao forno. Aqui em portugal vende_se um pacote de "batatas para assar" e é meio estranho, afinal, que diferença faz o destino que darei à batata, mas de fato se você for bem obediente e colocar a "batata para assar" para assar, você é recompensados com deliciosas batatinhas!!! Rs...


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bolo clássico de chocolate!!! O primeiro bolo de chocolate a gente nunca esquece!!!



O resultado final!!! Um delicioso bolo de chocolate!!! Um prato apresenta o bolo acompanhado de sorvete de café, e o outro só o bolo mesmo! Com o sorvete ficou ótimo, combinou muitíssimo!

Bolo clássico de chocolate!!! O primeiro bolo de chocolate a gente nunca esquece!!!

Ah que momento importante!!! Meu primeiro bolo de chocolate!!! Eu sabia que essa hora deveria chegar, logo eu, uma fã de chocolate, e fã de bolo de chocolate, nunca havia feito um bolinho sequer!

Eis que criei coragem, escolhi uma receita e fui a luta! Como não podia deixar de ser, escolhi uma receita do panelinha.

Resultado: deu certo!!!!!!!!!! Ficou bom!!!!!!!!!

Eu não achei assim o melhor bolo de chocolate do mundo, como eu considero por exemplo o bolo da minha amiga de trabalho, Renata, ou o sensacional bolo da boleira Margareth de Bragança, claro, não tinha essa pretensão, mas ficou ótimo!!!

O bolo foi testado e aprovado por mim, pelo meu marido, pela minha minha e pelos tios do Marco, ou seja, fico tranquila de dizer que estava bom, as pessoas comiam e repetiam, então estava bom!

Abaixo, receita completa, e fotos de cada passo da minha odisséia!

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300145

Para a massa

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó (não vale achocolatado)
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
manteiga e chocolate em pó para untar e polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda ou de pudim com manteiga, formando uma camada fina e uniforme, e polvilhe com chocolate em pó (assim o bolo não fica com aquela casquinha branca de farinha). Reserve.

Travessa do bolo, devidamente untada com um pouco de manteiga e cacau em pó, conforme indicado na receita. Adorei essa idéia de passar cacau em pó ao invés de farinha!



2. Passe pela peneira a farinha, o chocolate, o fermento e o sal. Se quiser que o bolo fique bem escuro, troque o sal por bicarbonato de sódio em pó. Reserve.



Me inspirei na Ana Maria Braga, onde os ingredientes já estão todos separadinhos em potinhos, com as quantidades certas! Achei que, devido a enorme dificuldade e atenção que esse momento tão importante tinha, merecia esse cuidado! Afinal, era meu primeiro bolo de chocolate!!!
ps: esse negócio de peneirar os ingredientes, eu fiz, pois segui a receita, mas eu adorei, fica lindo, fininho mesmo! Só não sei se tem algum impacto real no resultado final, em todo caso... rs...



3. Se a manteiga não estiver em temperatura ambiente (e geralmente não está) corte em cubos e leve ao micro-ondas, rodando de 30 em 30 segundos, até amolecer. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.

Copo medidor, apresenta as dosagens de liquidos, muito prático! Acredito que seja a coisa mais normal do mundo, mas para mim, Lia a cozinheira de primeira viagem, que ainda estou na fase de me basear nas receitas o mais fielmente possível, é uma mão na roda!

4. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.

5. Desligue a batedeira, misture a massa com uma espátula raspando as laterais da tigela e transfira para a fôrma preparada. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa.



Massa do bolo pronta, indo ser levada ao forno. Claro que eu dei uma ligeira provadinha na massa do bolo crua, e aí descobri que estava uma delícia! Fiquei tão feliz!



6. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 40 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por uns 10 ou 15 minutos. Bolo muito quente quebra na hora de virar.


O Resultado final do bolo, antes de colocar a cobertura. Como nota-se, o bolo grudou um pouco, mas tudo bem...


7. Coloque um prato sobre a fôrma e vire de uma vez. Quando o bolo esfriar completamente, espalhe a calda já fria.

Para a calda ganache de chocolate

Ingredientes

200 g de chocolate meio amargo
100 ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de mel ou açúcar

Modo de Preparo

Numa tábua, pique o chocolate. Transfira para uma panelinha, junte o creme de leite, o mel (ou açúcar) e leve ao fogo baixo. Misture até derreter o chocolate. Se quiser deixar a calda mais brilhante, acrescente uma colherada de manteiga. Deixe esfriar e endurecer um pouco, antes de espalhar no bolo.


Cobertura do bolo, sendo feita na panelinha

O bolo pronto!!!! Eh!!!! Que orgulho do meu primeiro bolo!!!