domingo, 30 de setembro de 2012

Nosso primeiro bacalhau! Bacalhau ao forno, com nozes e batatinhas noisettes!




Nosso primeiro bacalhau! Bacalhau ao forno, com nozes e batatinhas noisettes!

Foi mais ou menos assim: eu fui ao mercado e me deparei com um lindo bacalhau congelado, em postas (lombo), era uma pedaço bem alto, bonito, inteiro e carnudo. Comprei!

Chegando em casa, falei "Marco, comprei essa bacalhau, como será que a gente prepara? Vou dar um google" e ele respondeu "A gente faz assim: colocamos em uma travessa com azeite e nozes trituradas, cobrimos com papel alumínio e levamos ao forno".

Então eu, desconfiada que era simples demais para ser verdade, dei um Google e encontrei esta receita:

http://cozinhatravessa.com.br/post/lombo-de-bacalhau-ao-forno/

E assim fizemos, com as seguintes adaptações:

azeite - não colocamos essa quantidade tão astronômica quanto a da receita, colocamos o suficiente para ficar maravilhoso, eu diria que uns 150 ml
batatas - não cortamos em 4 pedaços com a receita sugere pois fizemos com batatinhas noizettes compradas congeladas, de modo que foi só jogá-las inteiras mesmo, elas são divinas!
nozes trituradas - a receita sugere castanha de caju, mas tínhamos nozes, então com nozes foi feito e ficou maravilhoso!
alho - a receita do site prevê uma quantidade enorme de alhos amassados. Na nossa receita, usamos aquele potinho de alho triturado que se compra em supermercado, uma colher de sopa. E adicionalmente, colocamos vários dentes de alho inteiro, por cima. Eu pensei que seriam meramente aromáticos, mas não, ficam deliciosos de serem comidos.

O único segredo dessa receita facílima é preparar o molhinho a parte numa tigelinha, misturando o alho, as nozes e o azeite. Joga-se esse molhinho em cima do bacalhau que foi colocado na travessa, com as batatas em volta. Inevitavelmente o azeite escorre um pouco para as batatas, mas fica ótimo.

Outra dica ótima é a de cobrir com papel alumínio, levar ao forno (nós levamos 15 minutos), e depois tirar o papel alumínio e levar ao forno novamente por mais 5 minutos, assim tudo fica levemente tostadinho por cima, é sensacional!

Sem dúvida a melhor surpresa na culinária até agora, essa receita ficou divina!!!


Um comentário: