sábado, 22 de setembro de 2012

E o prato principal! Risoto ao vinho tinto com espinafre e salmão grelhado!!! Tudo by Marco!


















E o prato principal! Risoto ao vinho tinto com espinafre e salmão grelhado!!! Tudo by Marco!

Continuando minha vida boa no sábado a noite, o Marco prosseguiu no comando da cozinha, e então veio o prato principal! 

Todos os créditos deste Post e do anterior (camarões) são do Marco, que cozinha muuuito bem, aliás!

Vamos às receitas:

Salmão grelhado:

Leva-se a frigideira manteiga, e grelha-se rapidamente o salmão, dos dois lados. O salmão está temperado apenas com sal e pimenta. O tempo de preparo é curtíssimo, assim o salmão fica macio por dentro, mas sem ficar cru, tampouco deve-se grelhar demais senão o salmão fica ressecado. Acho que a parte difícil é essa, achar o ponto certo, na dúvida, meu conselho é, grelhe "de menos", pois sempre dá para voltar para frigideira e corrigir.

Risoto ao vinho tinto, com espinafre:

Seguindo a filosofia de se aproveitar o que temos na geladeira, não tínhamos vinho branco aberto, e sim tinto (Periquita), então o Marco preparou o risoto com o vinho tinto mesmo, o que fica muito bonito e saboroso também! 
E na mesma filosofia, tínhamos ainda espinafre... 

Só uma obervação, essa "filosofia" me lembra o bandeijão da faculdade, onde o bife da segunda era o picadinho da quarta e o croquete da sexta... Só que muito melhorado, claro!!!

Receita normal de risoto, leva-se a panela manteiga e cebola, doura-se, depois acrescenta-se o arroz, deixe o arroz enxugar a manteiga, adiciona-se vinho, deixa o arroz enxugar o vinho, adiciona-se água bem quente e um tablete de caldo de galinha, e por fim continua-se adicionando água fervente sempre aos pouquinhos. Lá pela metade do tempo de preparo do risoto, adiciona-se as folhas de espinafre, mais água, e segue-se o ritual anterior de ir adicionando água aos poucos.
Como se sabe quando o risoto está pronto? Quando você provar e ele estiver "al dente" ou seja, levemente durinho ainda. Dica final, da minha amiga Mari Scavone, adiciona-se mais um tantinho de água quente no final, para o risoto ficar bem molhado!
No prato, adiciona-se queijo ralado e bom apetite!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário