domingo, 30 de setembro de 2012

Nosso primeiro bacalhau! Bacalhau ao forno, com nozes e batatinhas noisettes!




Nosso primeiro bacalhau! Bacalhau ao forno, com nozes e batatinhas noisettes!

Foi mais ou menos assim: eu fui ao mercado e me deparei com um lindo bacalhau congelado, em postas (lombo), era uma pedaço bem alto, bonito, inteiro e carnudo. Comprei!

Chegando em casa, falei "Marco, comprei essa bacalhau, como será que a gente prepara? Vou dar um google" e ele respondeu "A gente faz assim: colocamos em uma travessa com azeite e nozes trituradas, cobrimos com papel alumínio e levamos ao forno".

Então eu, desconfiada que era simples demais para ser verdade, dei um Google e encontrei esta receita:

http://cozinhatravessa.com.br/post/lombo-de-bacalhau-ao-forno/

E assim fizemos, com as seguintes adaptações:

azeite - não colocamos essa quantidade tão astronômica quanto a da receita, colocamos o suficiente para ficar maravilhoso, eu diria que uns 150 ml
batatas - não cortamos em 4 pedaços com a receita sugere pois fizemos com batatinhas noizettes compradas congeladas, de modo que foi só jogá-las inteiras mesmo, elas são divinas!
nozes trituradas - a receita sugere castanha de caju, mas tínhamos nozes, então com nozes foi feito e ficou maravilhoso!
alho - a receita do site prevê uma quantidade enorme de alhos amassados. Na nossa receita, usamos aquele potinho de alho triturado que se compra em supermercado, uma colher de sopa. E adicionalmente, colocamos vários dentes de alho inteiro, por cima. Eu pensei que seriam meramente aromáticos, mas não, ficam deliciosos de serem comidos.

O único segredo dessa receita facílima é preparar o molhinho a parte numa tigelinha, misturando o alho, as nozes e o azeite. Joga-se esse molhinho em cima do bacalhau que foi colocado na travessa, com as batatas em volta. Inevitavelmente o azeite escorre um pouco para as batatas, mas fica ótimo.

Outra dica ótima é a de cobrir com papel alumínio, levar ao forno (nós levamos 15 minutos), e depois tirar o papel alumínio e levar ao forno novamente por mais 5 minutos, assim tudo fica levemente tostadinho por cima, é sensacional!

Sem dúvida a melhor surpresa na culinária até agora, essa receita ficou divina!!!


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Especialidade da casa: nosso excelente risoto de camarão (dispenso a modéstia)




Especialidade da casa: nosso excelente risoto de camarão (dispenso a modéstia)

Ah, nosso risoto... sempre muito bom... esse risoto, de camarão, estava especialmente fenomenal! Dispenso a modéstia, afinal, quando eu erro eu falo que erro, mas quando eu acerto... hum....

;-)

Receita normal de risoto, já apresentada em Post anterior, mas qualquer dúvida, se alguém precisar de algum detalhe ou dica do risoto, conte comigo, terei prazer em ajudar.

Dessa vez o vinho foi branco, seco, e no final também acrescentamos salsinha. Basicamente foi isso, um bom parmesão ralado e está feito!

O Marco acompanhou o dele com legumes aos vapor, eu fiquei só no risoto.

Risoto é bom demais!!!


Minha primeira sobremesa no blog: crumble de maçã, acompanhado de sorvete! Bom demais!


Minha primeira sobremesa no blog, crumble de maçã, acompanhado de sorvete! Bom demais!

Eu já havia feito crumble de maçã uma vez, mas a receita não era a mesma, essa receita é excelente! Não é doce demais, por isso fica ótimo com sorvete, eu escolhi esse sorvete de café com chips de chocolate e ficou fenomenal, mas imagino que sorvete de creme, limão, crocante, fiquem bons também.

Receita tirada, adivinha, do site panelinha mais uma vez.

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1606

Só uma observação, o site panelinha chama essa receita de "pá pum" ou seja, muito rápida de ser feita, mas para inexperientes como yo, não é assim tão rápida, mas fica muito bom, além de ser saudável!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Parte 2: café com letras



Parte 2: café com letras

Vamos a parte dois do episódio de hoje...

Ontem fui numa loja chamada IKEA, tipo uma tokstok, mas bem mais econômica.... Comprei uma linda garrafa térmica, essa azul da foto, para o Marco, que é viciado em café. A garrafa tem 500 ml, por isso, é perfeita!




Fiz o café e gentilmente entreguei uma xícara ao Marco, e o restante coloquei na cafeteira.

OK, ele tomou, e  mais tarde foi lavar a garrafa. Adivinha o que tinha dentro da garrafa? O manual!!! rs... ele tomou copos e mais copos de café, que estavam nadando no manual....

A foto acima contém o estado que ficou o manual, esse papel marronzinho, que mais parece papel pardo, um dia foi um manual de instruções bem branquinho....

café com letras...

Episódio de hoje (parte 1): salada no capricho, pure de abóbora e escalope de mignon



Episódio de hoje (parte 1): salada no capricho, pure de abóbora e escalope de mignon

Em outras palavras, HELP!

Verdade seja dita, apesar da linda foto, posso considerar que este almoço foi quase um desastre, o primeiro de muitos desastres que virão, pois afinal, estou aprendendo a cozinhar, como o próprio nome do blog diz... rs... 



Salada no capricho:

a salada ficou ótima, mas a salada sempre fica ótima, e nessa tinha alface, cenoura, presunto cru, brie, parmesão.... rs... estranho seria se não ficasse deliciosa!

Prato principal: purê de abóbora e escalope de mignon:

Vamos ao purê de abóbora, cortei a abobora em cubos e refoguei com manteiga, alho e cebola, acrescentei, JURO, um dedinho de água, e fui amassando a abóbora com o garfo conforme ela foi amolecendo. Adicionei sal e noz moscada. Um pouquinho de leite no final, bem pouquinho. E pronto!!! Mas ficou absolutamente molenga!!! Quase uma sopa!!! Queria ponto de comer com garfo, não com colher...

Alguém sabe me dizer como fazer purê de abóbora, sequinho? Help!!! 

Escalope de mignon, a essa, não tem nem o que dizer, temperei com sal e pimenta e levei para a frigideira, um pouco de um lado, um pouco do outro lado, está pronto! Sola de sapato!!!! Que mancada!!!

O Marco, que corajosamente comeu o bife dele inteiro ("proteína, Lia, proteína...") disse que o problema era a carne... bondade dele talvez... 


domingo, 23 de setembro de 2012

Sopa de espinafre!

Sopa de espinafre!!!

Confesso que esta noite passamos fome, pois de tanto usar o espinafre, não havia restado muito, de modo que a sopa de espinafre rendeu dois minúsculos pratos... mas que essa sopa é boa, é boa!!!

Receita do site panelinha, mais uma vez!

http://panelinha.ig.com.br/site/receita/receita.php?id=1689

sábado, 22 de setembro de 2012

E o prato principal! Risoto ao vinho tinto com espinafre e salmão grelhado!!! Tudo by Marco!


















E o prato principal! Risoto ao vinho tinto com espinafre e salmão grelhado!!! Tudo by Marco!

Continuando minha vida boa no sábado a noite, o Marco prosseguiu no comando da cozinha, e então veio o prato principal! 

Todos os créditos deste Post e do anterior (camarões) são do Marco, que cozinha muuuito bem, aliás!

Vamos às receitas:

Salmão grelhado:

Leva-se a frigideira manteiga, e grelha-se rapidamente o salmão, dos dois lados. O salmão está temperado apenas com sal e pimenta. O tempo de preparo é curtíssimo, assim o salmão fica macio por dentro, mas sem ficar cru, tampouco deve-se grelhar demais senão o salmão fica ressecado. Acho que a parte difícil é essa, achar o ponto certo, na dúvida, meu conselho é, grelhe "de menos", pois sempre dá para voltar para frigideira e corrigir.

Risoto ao vinho tinto, com espinafre:

Seguindo a filosofia de se aproveitar o que temos na geladeira, não tínhamos vinho branco aberto, e sim tinto (Periquita), então o Marco preparou o risoto com o vinho tinto mesmo, o que fica muito bonito e saboroso também! 
E na mesma filosofia, tínhamos ainda espinafre... 

Só uma obervação, essa "filosofia" me lembra o bandeijão da faculdade, onde o bife da segunda era o picadinho da quarta e o croquete da sexta... Só que muito melhorado, claro!!!

Receita normal de risoto, leva-se a panela manteiga e cebola, doura-se, depois acrescenta-se o arroz, deixe o arroz enxugar a manteiga, adiciona-se vinho, deixa o arroz enxugar o vinho, adiciona-se água bem quente e um tablete de caldo de galinha, e por fim continua-se adicionando água fervente sempre aos pouquinhos. Lá pela metade do tempo de preparo do risoto, adiciona-se as folhas de espinafre, mais água, e segue-se o ritual anterior de ir adicionando água aos poucos.
Como se sabe quando o risoto está pronto? Quando você provar e ele estiver "al dente" ou seja, levemente durinho ainda. Dica final, da minha amiga Mari Scavone, adiciona-se mais um tantinho de água quente no final, para o risoto ficar bem molhado!
No prato, adiciona-se queijo ralado e bom apetite!!! 


Sábado a noite!!! Marco no comando da cozinha! Entrada: camarões enormes (pistola), acompanhados do famoso vinho português Periquita!

Sábado a noite!!! Marco no comando da cozinha! Entrada: camarões enormes (pistola), acompanhados do famoso vinho português Periquita!

Quando saí do banho, a mesa já estava feita, com essa maravilhosa "entradinha", um lindo prato de camarões gigantes, com uma apresentação do prato à altura, e acompanhando o famoso vinho português Periquita! Isso é que é vida!



Como não podia deixar de ser, perguntei ao Marco como ele preparou, bastante simples:

Ferve-se os camarões pistola em uma panela com água, após ferver, são mais 3 minutos. Escorre-se a água e pronto! Decora-se o prato com um fio de azeite, rega-se os camarões também com um pouco de limão, e é isso! Maravilhoso!!!


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Hoje sim, uma receita mais elaborada: salada de macarrão integral com cenoura; Lentilha com espinafre; Peixe branco ao forno!!!

Hoje sim, uma receita mais "elaborada" (para os meus patamares): 
Entrada - salada de macarrão integral com cenoura
Prato principal - lentilha com espinafre; peixe branco ao forno

A falta de modéstia reina, pois tenho que admitir que hoje eu fiz minha primeira receita mais elaborada até o momento! "Elaborada" é uma questão de referência, para os meus patamares de quem está aprendendo a cozinhar, considero essa receita elaborada sim!!!

E fiz sozinha, sem ajuda do meu marido, que estava trabalhando. Mas claro, com a ajuda do site panelinha.ig.com.br, que eu adoro!

Vamos lá:

De entrada, fiz uma sala de macarrão integral, com cenoura e molho de mostarda. Essa salada ficou sensacional porque vai vinho branco no preparo, e limão, então fica bem exótica! A receita do site é meio grande, nós não comemos nem metade.

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1664

Adaptações: o macarrão não era parafuso, mas penne. Não coloquei salsão, nem tomilho, nem tomate.

O prato principal é Lentilha com espinafre, muito gostoso! Saudável, rico em ferro, e bom demais! Para acompanhar, peixe branco ao forno, bastante simples, só levar o peixe ao forno, embrulhado no papel alumínio, com vinho, sal e pimenta branca.

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1612

Adaptações: o certo seria colocar o peixe sobre a lentilha com espinafre, mas o peixe que comprei era muito alto então ficava ainda, resultado, tive que por ao lado mesmo.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Super salada com molho de mostarda, e macarrão ao pesto incrementado com nozes

Super salada com molho de mostarda, e macarrão ao pesto incrementado com nozes

A receita de hoje foi bastante simples, além de que o tal "macarrão ao pesto", uma vez compradora a massa fresca e o pesto pronto, não vale muito esforço!

Para compensar, fiz uma super salada e incrementei o pesto com nozes picadas!

Vamos ao passo a passo:

Super Salada:

Como toda super salada, abre-se a geladeira e encontra-se o que tiver, no meu caso hoje foi alface, mussarela de bufala, brie, cenoura, peito de peru e tomate cereja (sim, o tomate tinha sobrado da receita de ontem, afinal, os ingredientes precisam ser reutilizados até o fim).

Molho: inventado na hora pelo Marco, elaborado por mim, aprovado por ambos
uma colher de chá de azeite, uma de iogurte natural, duas colheres de chá de mostarda dijeon, um pouco de limão espremido.

Macarrão ao pesto com nozes:

Comprei uma massa fresca maravilhosa, e o pesto pronto! rs... fazer o quê, tenho que ser sincera... e incrementei triturando nozes. Quando a massa estava al dente, voltei para panela, acrescentei o pesto e as nozes, e depois acrescentei queijo ralado. Bom demais!





quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Camarões com legumes, ao molho bechamel, acompanhado de batatas ao forno e salada

Camarões com legumes, ao molho bechamel, acompanhado de batatas ao forno e salada 

Recém chegada à Portugal, onde viverei durante 5 meses, iniciei minhas aventuras gastronômicas!

O primeiro prato que fizemos, vamos aos créditos, é uma receita da minha mãe, e meu marido me ajudou a fazer, então verdade seja dita, ficou maravilhoso e o crédito é compartilhado!

Vamos ao prato:

Camarões com legumes, ao molho bechamel, para fazer o molho bechamel, me inspirei na receita abaixo:
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/42288-molho-bechamel.html
mas eu adicionei cebola bem picadinha, então o início do bechamel foi a manteiga com a cebola, refogadinha, para então iniciar a adição da farinha e do leite. Não empolotou!!! Como foi meu primeiro Bechamel da minha vida, considero isso um grande feito!!! Os legumes nós compramos aquele pacote de legumes diversos, congelados, para facilitar a vida pois estávamos com fome (logo, pressa), e fervemos até ficar no ponto certo, ainda durinho. Os camarões também, na linha da pressa, compramos limpos e descascados, então foi só refogar com manteiga durante poucos minutos, porque minha mãe me ensinou que se você refoga o camarão demasiadamente, ele fica borrachudo! Com as 3 panelas prontas - legumes, camarões e bechamel), é só misturar tudo na travessa.

Para acompanhar, batata assada, não teve segredo, fervemos a batata até ser possível enfiar um garfo com pouca dificuldade, e levamos ao forno regada com azeite. Eu teria recomendado um molho de iogurtes, ou molho de queijos, ou mesmo cream cheese ou um cammenbert, mas realmente não tínhamos nenhum destes itens no momento.

Por fim, uma saladinha, folhas verdes, cenoura ralda, tomate cereja (para o Marco, pois quem me conhece sabe que tenho aversão a tomate!).

Por hoje é só!