|
Lula recheada de shimeji!!! Acompanhada de risotinho de legumes e queijo de cabra!! |
Acho que o sucesso do blog me subiu a cabeça, só pode ser, pois me arrisquei a fazer uma receita dificílima: Lula recheada de shimeji!!!
O Marco havia comprado lulas no mercado, chegou em casa e disse "Olha, Lia, o que eu comprei para você se aventurar".... rs... mancada... Me aventurei!!!
Peguei uma receita de lula recheada de Shimeji, imediatamente lembrando uns anos que se passaram, onde eu trabalhava em um edifício chamado CENESP, e lá tinha (ou tem?) um restaurante japonês onde eu sempre pedia lula recheada de shimeji. Depois que vim trabalhar na IBM, nunca mais vi essa receita em restaurante algum... Então, lá fui eu buscar a receita na internet.
Resultado: ficou bom. Ponto final. Não ficou espetacular.... HELP!!!!
Alguém sabe fazer esse prato? Por que minha lula recheada ficou tão sem gosto de nada? Preciso urgente de ajuda, afinal, tem mais lulas congeladas me esperando no congelador da cozinha....
Como é possível misturar dois itens deliciosos (lula e shimeji) e ficar só bom? Esperava que ficasse ótimo, não bom...
Revendo a receita, vejo que eu não adicionei shoio nem wasabi, será que foi isso?
Ah e quanto às "perninhas" da lula, eu segui exatamente a indicação da receita abaixo, como a lula que o Marco comprou veio com as "perninhas", eu usei-as como parte do recheio, misturando ao shimeji.
fonte: http://desaltoaltonacozinha.blogspot.pt/2010/06/lulas-recheadas-com-shimeji.html
Lulas Recheadas com Shimeji
1kg de lulas frescas
800g de shimeji (calculei 1 kg de lula para 1 kg de shimeji e foi exagerado - mas se não for usar as perninhas é uma boa idéia aumentar para 1 kg)
20g de manteiga
50ml de saquê mirim
1/2 xícara de cebolinha picada
100ml de shoyo
um pouquinho de wassabi
Escolhendo as lulas: Você deve pedir as lulas completamente limpas (sem a pele e sem as "perninhas"). Quando fizemos aqui em casa usamos as perninhas para o recheio... Mas pelo que tenho visto, na maioria das receitas elas são descartadas... Achei muito mais saboroso... Mas é uma escolha!
Preparando o recheio: Solte todo o shimeji, desfiando-o com as mãos, e separando a base dos talos. Esquente a manteiga em uma frigideira grande (ou em uma panela wok). Uma vez quente a manteiga, despeje todo o shimeji, refogando-o em fogo alto por 2 minutos. Junte o saquê e toda a cebolinha, deixando por mais 2 minutos. Somente no final junte o shoyo. Experimente o sal e desligue o fogo (cuidado porque o shoyo é realmente muito salgado...) Quanto às perninhas (caso deseje usá-las), devem ser refogadas no azeite durante pelo menos 2 minutos... e então acrescentadas ao recheio. Você deve verificar o ponto da lula. Não pode ficar uma borrachinha... mas sim macia. Coloque o shimeji e as perninhas do recheio em um tábua e pique. Misture as perninhas ao recheio.
Recheando as lulas: Passe um pouco de wassabi por dentro de cada uma das lulas com os dedos. Segure a lula como se estivesse segurando um copinho, e vá colocando o recheio delicadamente com uma colher, ao mesmo tempo que compacta. Deixe uma borda de pelo menos 2 dedos da lula sem recheio, fechando assim a lula com um palito (de dentes mesmo).
Grelhando as lulas: Com a lula já recheada, coloque-a em uma frigideira ou grelha. Não há segredo algum. As lulas vão diminuir muito de tamanho e ficar com as marcas da grelha bem visíveis.
Risoto de legumes e queijo de cabra:
O Marco, possivelmente ciente da possibilidade de a lula não ser assim excepcional, elaborou um delicioso risotinho, bem simples e gostoso, com legumes (daqueles congelados, que vem vários tipos de legumes todos misturados), queijo de cabra, e claro, parmesão ao final. Espetacular, como de costume!