domingo, 28 de outubro de 2012

Lula recheada de shimeji!!! Acompanhada de risotinho de legumes e queijo de cabra!!


Lula recheada de shimeji!!! Acompanhada de risotinho de legumes e queijo de cabra!! 
Acho que o sucesso do blog me subiu a cabeça, só pode ser, pois me arrisquei a fazer uma receita dificílima: Lula recheada de shimeji!!!

O Marco havia comprado lulas no mercado, chegou em casa e disse "Olha, Lia, o que eu comprei para você se aventurar".... rs... mancada... Me aventurei!!!

Peguei uma receita de lula recheada de Shimeji, imediatamente lembrando uns anos que se passaram, onde eu trabalhava em um edifício chamado CENESP, e lá tinha (ou tem?) um restaurante japonês onde eu sempre pedia lula recheada de shimeji. Depois que vim trabalhar na IBM, nunca mais vi essa receita em restaurante algum... Então, lá fui eu buscar a receita na internet.

Resultado: ficou bom. Ponto final. Não ficou espetacular.... HELP!!!! 

Alguém sabe fazer esse prato? Por que minha lula recheada ficou tão sem gosto de nada? Preciso urgente de ajuda, afinal, tem mais lulas congeladas me esperando no congelador da cozinha....

Como é possível misturar dois itens deliciosos (lula e shimeji) e ficar só bom? Esperava que ficasse ótimo, não bom...

Revendo a receita, vejo que eu não adicionei shoio nem wasabi, será que foi isso?

Ah e quanto às "perninhas" da lula, eu segui exatamente a indicação da receita abaixo, como a lula que o Marco comprou veio com as "perninhas", eu usei-as como parte do recheio, misturando ao shimeji.

fonte: http://desaltoaltonacozinha.blogspot.pt/2010/06/lulas-recheadas-com-shimeji.html

Lulas Recheadas com Shimeji
1kg de lulas frescas
800g de shimeji (calculei 1 kg de lula para 1 kg de shimeji e foi exagerado - mas se não for usar as perninhas é uma boa idéia aumentar para 1 kg)
20g de manteiga
50ml de saquê mirim
1/2 xícara de cebolinha picada
100ml de shoyo
um pouquinho de wassabi

Escolhendo as lulas: Você deve pedir as lulas completamente limpas (sem a pele e sem as "perninhas"). Quando fizemos aqui em casa usamos as perninhas para o recheio... Mas pelo que tenho visto, na maioria das receitas elas são descartadas... Achei muito mais saboroso... Mas é uma escolha!
Preparando o recheio: Solte todo o shimeji, desfiando-o com as mãos, e separando a base dos talos. Esquente a manteiga em uma frigideira grande (ou em uma panela wok). Uma vez quente a manteiga, despeje todo o shimeji, refogando-o em fogo alto por 2 minutos. Junte o saquê e toda a cebolinha, deixando por mais 2 minutos. Somente no final junte o shoyo. Experimente o sal e desligue o fogo (cuidado porque o shoyo é realmente muito salgado...) Quanto às perninhas (caso deseje usá-las), devem ser refogadas no azeite durante pelo menos 2 minutos... e então acrescentadas ao recheio. Você deve verificar o ponto da lula. Não pode ficar uma borrachinha... mas sim macia. Coloque o shimeji e as perninhas do recheio em um tábua e pique. Misture as perninhas ao recheio.
Recheando as lulas: Passe um pouco de wassabi por dentro de cada uma das lulas com os dedos. Segure a lula como se estivesse segurando um copinho, e vá colocando o recheio delicadamente com uma colher, ao mesmo tempo que compacta. Deixe uma borda de pelo menos 2 dedos da lula sem recheio, fechando assim a lula com um palito (de dentes mesmo).
Grelhando as lulas: Com a lula já recheada, coloque-a em uma frigideira ou grelha. Não há segredo algum. As lulas vão diminuir muito de tamanho e ficar com as marcas da grelha bem visíveis. 

Risoto de legumes e queijo de cabra:

O Marco, possivelmente ciente da possibilidade de a lula não ser assim excepcional, elaborou um delicioso risotinho, bem simples e gostoso, com legumes (daqueles congelados, que vem vários tipos de legumes todos misturados), queijo de cabra, e claro, parmesão ao final. Espetacular, como de costume!



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Petisco vegetariano: abóbora em cubos, ao forno, acompanhada de cream cheese e brie. Muito muito muito bom!

Ahhhh essa "receita" não sei bem se pode ser chamada de receita, de tão fácil que é!

é um petisco vegetariano, saudável, ou um acompanhamento!

É muito gostoso, é impressionante como algo tão simples pode ficar bom assim:

Como fazer:

Corta_se a abóbora em cubos, sem casca (no mercado vende_se bandeijinhas de abóbora aberta, limpa, aí é só tirar a casca e cortar em cubos)
Coloca_se numa assadeira com sal, pimenta e um fio de azeite
Leva_se ao forno até ficar levemente crocante, depende do forno, mas eu diria no mínimo uns 20 minutos

Para acompanhar, um cream cheese e um brie

Bom apetite!!!


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Meu primeiro musse de chocolate!!!


Meu primeiro musse de chocolate!!!

Ah que felicidade! Meu primeiro musse de chocolate!!! Eu, uma fã de chocolate, precisava aprender esta receita! Para variar, a receita é do site panelinha. Testada e aprovada, até eu, marinheira de primeira viagem, consegui fazer e ficou um deleite!!!

Minha única observação é que a receita fala para dividir em 4 porções, e foi exatamente o que eu fiz, cada porção é essa da foto, mas é beeeem generosa! Eu recomendo, para não abusar tanto das calorias, fazer em porções menores.

Ou fazer em 4 porções mesmo, se deliciar, e esquecer do "detalhe" calorias....

:-)

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300256

Ingredientes
200 g de chocolate meio amargo (no mínimo 50% de cacau)
4 ovos (em temperatura ambiente)
1 colher (sopa) de cachaça 
1/4 de xícara (chá) de açúcar 
Modo de Preparo
1. Numa tábua, pique o chocolate em pedaços grandes.

2. Numa tigela refratária grande, leve o chocolate ao micro-ondas para derreter. O tempo pode variar, então, coloque para rodar de 1 em 1 minuto, até ele amolecer. Misture bem e deixe esfriar.

3. Separe as claras das gemas dos 4 ovos, que devem estar em temperatura ambiente.

4. Junte a cachaça às gemas e, somente quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, junte a mistura de gemas ao chocolate. (Se ele estiver quente, vai cozinhar as gemas.)

5. Na batedeira, bata as claras até que tripliquem de volume. Para começar, deixe a batedeira em velocidade baixa; assim que as claras começarem a espumar, junte a metade do açúcar. Aumente a velocidade. Quando as claras começarem a firmar, junte o restante do açúcar. Elas precisam estar firmes, mas não podem endurecer excessivamente.

6. Junte 1/3 das claras ao chocolate e misture bem. O restante, incorpore delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares de baixo para cima.

7. Coloque a massa em ramequins ou tigelinhas e leve à geladeira por 3 horas. Sirva a seguir


domingo, 21 de outubro de 2012

Couve flor gratinada!!!


Couve flor gratinada!!!

Mais uma receita do site panelinha, que fiz dessa vez seguindo a risca, e ficou sensacional!!!


PARA A COUVE-FLOR

Ingredientes
1 couve-flor pequena
Modo de Preparo
Lave a couve-flor muito bem sob água corrente. Corte os cabos da couve-flor e transfira os talos para uma tigela com água fria. Reserve.

PARA O MOLHO

Ingredientes
1/2 l de leite
1 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
1 1/2 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola descascada
1 folha de louro
sal e noz-moscada a gosto
Modo de Preparo
1. Coloque o leite, a cebola descascada e a folha de louro numa panela. Leve ao fogo médio e, quando ferver, desligue. Retire a cebola e a folha de louro. Desligue o fogo e reserve a panela com o leite.

2. Numa panelinha, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo para derreter. Acrescente a farinha de trigo e mexa, sem parar, por 3 minutos ou até obter uma pasta bege escuro. Retire do fogo.

3. Volte a panela com o leite ao fogo baixo e adicione a pasta de manteiga aos poucos. Misture bem com um fouet (batedor de arame), sem parar de mexer. Continue misturando sem parar por 15 minutos ou até que o leite adquira a consistência de molho, mas não muito grosso. Cuidado: se você parar de mexer, o molho empelotará. Tempere com sal e noz-moscada. Reserve.

MONTAGEM

Ingredientes
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).

2. Disponha os cabinhos de couve-flor sobre uma travessa refratária. Regue com o molho branco e polvilhe com o parmesão ralado.

3. Leve ao forno preaquecido para gratinar por 20 minutos. Sirva a seguir.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Almocinho light: lombo de pescada ao molho de mostarda com alcaparras, cogumelos paris laminados e refogados na manteiga, batatas noisete e salada!




















Almocinho light: lombo de pescada ao molho de mostarda com alcaparras, cogumelos paris laminados e refogados na manteiga, batatas noisete e salada!

Eu adorei este almocinho light!!! Vamos as receitas!

Cogumelos paris laminados e refogados : não tem mistério, uma bandeijinha de cogumelos paris laminados, lava-se, refoga-se na manteiga, tempera-se com sal e pimenta do reino. Em poucos minutos já está delicioso. Zero complicação.

Batatinhas noisetes ao forno : tampouco tem mistério, compra-se a batata congelada, e coloca-se numa travessa e leva-se ao forno. :-)

Lombo de pescada ao molho de mostarda e alcaparras: o lombo de pescada é congelado, aqui em Portugal os peixes congelados são simplesmente maravilhosos, limpos, sem pele, sem espinho, sem complicação. Eu ainda não me recuperei do "trauma" da única carne que comprei e ficou uma sola de sapato, então ando firmo nos peixes e demais frutos do mar.

Enrola-se o filé de pescada temperados apenas com sal e um pouco de limão, em papel alumínio, e leva-se ao forno. Leva uma eternidade, por ser congelado, uns 40 minutos.

O molho do peixe ficou sensacional, era a receita que vinha na própria caixinha do peixe:

1 col. de sopa de mostarda
1 col. sopa de limão espremido
1 col. de chá de azeite
1 col de chá de alho bem picadinho
sal
pimenta do reino

Esse molho é 10, dá par usar na salada também. Acrescentei alcaparras, ficou ótimo!

Por fim, para acompanhar, salada, que como sempre, a receita é: abre-se a geladeira e descobre-se o que tem.... rs... alface, cenoura, milho, tomate cereja, enfim.... ao gosto do freguês...

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Receitas do Velho Lobo do Mar - Parte 4 (final): Risoto de gorgonzola!!!

Receitas do Velho Lobo do Mar - Parte 4 (final): Risoto de gorgonzola!!!

Ah.... essa família manda bem no risoto... Minha mãe faz o melhor risoto de funghi sechi da galáxia, meu pai anda fazendo um risoto espetacular... Meu marido, é excelente na cozinha e faz maravilhosos risotos... Meu irmão, bom, não sei se ele faz risotos, mas a esposa dele, ahhhh expert em risotos com frutas.

Assim não tem jeito, tá na genética e será perpetuado para nossos filhos (um dia)!!!

Risoto de gorgonzola do Velho Lobo do Mar:

arroz arborio
tinha acabado a cebola
bacon picadinho
vinho branco excelente e seco
muito gorgonzola ao final
um toque de manteiga ao final
grana padana ralado e salsinha e dil picadinhos em cima do prato

eu também não sei o que é "dil", meu pai disse que é um tempero verdinho, cheiroso, mas eu não conhecia nem com esse nome nem com outro

Essa é a receita!!! Bom apetite!!!


Receitas do Velho Lobo do Mar - Parte 3: Crepes para o café da manhã!

Receitas do Velho Lobo do Mar - Parte 3: Crepes de café da manhã!

Ah mas até o café da manhã foi caprichado nesse encontrinho em família.... Pena que faltou meu irmão, a Marta, minha mãe... Oh coisa boa que seria todo mundo junto....

Mas vamos a receita! "É só um crepe de caixinha" posso imaginar a reação do leitor do blog... é verdade, é só um crepe de caixinha, mas o crepe foi comprado na Grécia, Romênia, Turquia, não lembro, mas era absolutamente ilegível o modo de fazer!!! Resultado, no olho mesmo, o Velho Lobo do Mar misturou o pózinho da caixinha com leite, bateu, e jogou na frigideira e.... deu certo!!! Ficou bom!!!


Receitas do Velho Lobo do Mar - Parte 2: Noodles trazidos do Japão!

Receitas do Velho Lobo do Mar - Parte 2: Noodles trazidos do Japão!

Disse meu pai que estes noodles, trazidos do Japão, foram presente da esposa de um capitão cujo nome eu esqueci.... Tirei até uma foto da embalagem, para provar que não se trata de uma simples receita de miojo, mas sim de uma internacional culinária japonesa!!!

Para incrementar, adicionamos cenouras refogadas a parte numa frigideira, de modo que ficaram crocantes e deliciosas, ervilhas de lata mesmo, e umas lascas de cebola... Muito bom!!!!!!!!!!!!




Receitas do Velho Lobo do Mar - Parte 1: Caviar de beluga e caviar de salmão!!!!

Receitas do Velho Lobo do Mar - Parte 1: caviar de beluga e caviar de salmão!!!!

Ah, mas é MUITO LUXO!!!! Quem diria que um dia iria provar caviar!!! E não só provar caviar mas provar o tal caviar de beluga, considerado um dos melhores do mundo (não é isso?), e o caviar de salmão!

Então foi assim, encontramos com meu pai, o Velho Lobo do Mar, e eis que ele nos presentou com uma série de petiscos e receitas, portanto, nada mais justo que postá-las no blog.

O caviar de beluga são essas bolinhas pretinhas, bem pequeninhas, que bobeou elas saem rolando e você perde elas. O caviar de salmão são as bolinhas cor de salmão, maiorzinhas. Ambos são excelente, deliciosos, mas nem eu nem o Marco, marinheiros de primeira viagem no mundo dos caviares, soubemos dizer gosto de que que tem, lembra o que?! não sabemos, sinceramente....



Fotos do Porto

Fotos do Porto

Atendendo a pedidos, mais algumas fotos do Porto, essa cidade linda, que vale a pena conhecer!

As duas primeiras fotos acima são da cidade do Porto mesmo, e a terceira é do passeio de barco em direção às vinícolas.






segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Espetacular Sanduiche de salmão defumado!!!

 
Espetacular Sanduiche de salmão defumado!!!

Ah essa modestia que me falta.... segue receita deste espetacular sanduiche de salmao defumado, feito por mim, e maravilhosamente acompanhado por um gelado vinho rose levemente frisante...

Ingredientes

pao (usei uma baguete semi italiana, mas ciabatta ficaria excelente tambem)
cottage (ou cream cheese)
salmao defumado
folhas verdes
lascas de gorgonzola
azeite (opcional)

Como fazer

bastante simples, basta dividir o pao mao meio, e passar cottage na metade de baixo. O cotagge nao ruba a cena do salmao defumado, e deixa o sanduiche molhado, muito bom! Pode ser cream cheese, se preferir. Colocar faias de salmao defumado generosamente, eu coloquei 3 fatias grosssas. Por cima do salmao, folhas verdes, e se quiser, um fio de azeite. Por fim, lascas de gorgonzola, e fecha p sanduiche!!!

Hummmmm bom apetite!

 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Marco na cozinha: sopa de lentilha!!! Uma receita facil e rica em ferro!

Marco na cozinha: sopa de lentilha!!! Uma receita facil e rica em ferro!

Eu ADORO quando o Marco cozinha! 
"Ah como ela é folgada, ela cria o blog e o marido que cozinha!" posso até ouvir os pensamentos... rs.. 
Mas nao é por isso que eu gosto, nao!!! é que o Marco cozinha bem mesmo, entao eu aprendo com ele!

Enfim, a receita dele foi inspirada na da Ana Maria Braga, mas em proporçoes muito menores, diria que fizemos meia receita, no máximo. A receita dela acredito que seja para uma familia grande, nao duas pessoas como nós... E tambem nao tinhamos linguiça, nem bacon, nem o cheiro verde, o que foi uma pena, pois teria ficado mais gostosa ainda!!

Quanto a minha participacao na receita, eu havia colocado a lentilha de molho muitas horas antes do jantar, e eu encontrei a receita da Ana Maria Braga que servio de inspiracao, entao, bom, nao deixou de ser um trabalho em equipe... rs...


Sopa de lentilha

INGREDIENTES
" ½ KG DE LENTILHA 1 LITRO E MEIO DE áGUA ½ XíCARA DE CHá DE AZEITE 5 DENTES DE ALHO PICADOS 2 CEBOLAS PICADAS 2 TABLETES DE CALDO DE CARNE 100 G DE BACON PICADO SAL PIMENTA CHEIRO VERDE "
MODO DE PREPARO
"NUMA VASILHA COLOQUE A LENTILHA E CUBRA COM áGUA. O IDEAL é QUE A LENTILHA FIQUE DE MOLHO POR 24 HORAS, MAS SE VOCê TIVER PRESSA DEIXE POR 3 HORAS PELO MENOS. DEPOIS COLOQUE NUMA PANELA PARA COZINHAR, SEM OS TEMPEROS, POR APROXIMADAMENTE 40 MINUTOS. EXPERIMENTE O PONTO E SE QUISER UMA CONSISTêNCIA MAIS MACIA DEIXE COZINHAR UM POUCO MAIS. QUANDO A LENTILHA ESTIVER QUASE PRONTA, PREPARE O TEMPERO. PEGUE UMA PANELA E COLOQUE O AZEITE, O BACON E DEIXE DOURAR. COLOQUE A CEBOLA, DEPOIS O ALHO E OS CUBOS DE CARNE AMASSADOS. DEIXE APURAR. DEPOIS, ACRESCENTE O TEMPERO NA LENTILHA COZIDA E MISTURE BEM. SE QUISER ACRESCENTE PIMENTA DO REINO A GOSTO E DEIXE POR MAIS ALGUNS MINUTOS PARA QUE A LENTILHA PEGUE O SABOR DO TEMPERO. PROVE O SAL E COMPLETE SE NECESSáRIO. PARA TERMINAR ACRESCENTE O CHEIRO VERDE. PRONTO, A LENTILHA Já PODE IR PARA MESA. "






quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Omelete de mix de cogumelos, ao forno!

Infelizmente a receita de hoje não tem foto, pois foi uma receita feita numa correria danada!
Minha primeira "cozinha experimental", a receita não existe, eu inventei, sem ter idéia se ia dar certo... E deu certo!! Ficou uma delícia!!!
Então vamos à receita:

Omelete de mix de cogumelos, ao forno

Ingredientes:
5 ovos
100 ml leite
1 col sopa de farinha de trigo
Queijos ralados ou cubinhos (eu usei parmesão e queijo de cabra)
1 caixinha de cogumelos ou compra_se o mix de cogumelos congelados
Manteiga
Cebola
Pimenta e sal

Como fazer:
unta_se a forma que vai ao forno;
Numa tigela, bata os ovos, leite, farinha, e adiciona os queijos;
Na frigideira, derreta a manteiga e adicione a cebola até ficar dourada, depois coloque os cogumelos e tempere com sal e pimenta. Este refogado leva uns 5 minutos só, pois ainda vai ao forno, então fica meio firminho mesmo;
Por fim, misture os cogumelos aos ovos batidos, e despeje na travessa previamente untada!

Bem fácil e em menos de 20 minutos de forno, está pronto!

Fica leve, com um gosto ótimo, mais próximo a um suffle que a um omelete, bem bom mesmo!

Com uma saladinha é isso aí!